quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sobre o aborto

Em uma noite dessas estava eu andando de moto e como o caminho era longo, fiquei pensando em algumas coisas, e sei lá porque, comecei a pensar no aborto. Este sempre fora um assunto que eu nunca tive uma opinião concreta a defender _ talvez porque eu seja homem, e não engravide, mas enfim, não é do tipo de lógica que se possa alegar nestes casos.

Lembrei daquelas cenas de manifestantes fazendo passeatas contra o aborto.

Só fazendo uma vírgula, a palavra manifestantes para mim normalmente significa: imbecis demagogos e ociosos. Um bando de acéfalos com placas, sem causa para defender _ defendem as causas vendidas por órgãos de imprensa e pessoas da comunidade ou igrejas. Tipo no caso da menina Isabela... meu, é foda que uma menina foi jogada pela janela, mas sabemos que só fez o barulho que fez porque era uma família de classe média. A mídia produziu e vendeu a noticia direitinho. Temos exemplos de crimes bem piores que esses, e não são veículados dessa forma _ tipo notícias dos padres pedófilos, promotor assassino, crimes políticos e outros.

Apenas para não parecer radical, algumas manifestações tem sentido, mas o importante se elas mudam alguma coisa. Fazer barulho qualquer imbecil faz, o problema é fazer algo que mude o curso das coisas.

Voltando no assunto aborto, vou dizer logo de cara: eu sou contra o aborto com ressalvas, mas não contra a proibição dele.

Para falar no assunto, as pessoas primeiramente deveriam deixar um pouco as imbecilidades religiosas de lado. Sem esse papo de santidade da vida, que a vida é sagrada, que deus castiga, que é pecado e etcetera. Colocar seres mitológicos nesse assunto é o primeiro, e mais preocupante sinal de imbecilidade.

Desprezando o lixo, vamos ao que interessa. As pessoas devem saber, a determinação do que é o nascimento, assim como a morte são resultados de convenções. Se o coração de alguém parar, a pessoa não é considerada morta, porém se o cerébro parar, a pessoa é considerada morta. Digo isso para pensarmos em uma coisa: em qual momento o aborto significa matar alguém ? Em qual momento há vida ? 6 semanas, 12 semanas, 19 semanas ? Depois do sexto mês ? ou apenas depois que sai da barriga da mãe ?

Se nem os médicos sabem exatamente quando há vida e o que ela de fato é, um semi-analfabeto ou pseudo-intelectual também não são capazes de dizê-lo.

Não havendo uma resposta a este primeiro questionamento, vamos sei lá, supor que a vida tem início após o terceiro mês da gestação.

Vamos atacar agora outra coisa: para que o aborto ?

Creio que na maioria das notícias que se lê, a causa principal de querer o aborto, é quando há qualquer risco para a saúde ou a vida da mãe e má formação do feto. Há outros casos como estupro e quando a mãe não tem condições de criar o bebê.

Aborto por não ter condições de criar é complicado... vem aquela maldosa pergunta na cabeça: porque foi abrir as pernas então ? Dinheiro para a cachaça tem, mas para a camisinha nada né?!

Sobre o estupro, eu acho que a decisão deve ficar sempre, e somente com a vítima. Ninguém está no lugar dela, ninguém sabe a dor que esta pessoa está sentindo, logo, ninguém deve dizer o que ela tem que fazer. O Estado deveria dar a ela acompanhamento psicológico para que ela consiga decidir.

Sobre os riscos à saúde da mãe, é indiscutível, a mãe deve ser salva.

No Brasil hoje é permitido o aborto quando há risco à vida da mãe, e estupro. Está correndo um projeto de lei, com a intenção de impedir até mesmo o direito de aborto em caso de estupro. Feito por dois deputadOs.

As correntes que mais querem a proibição sob qualquer circunstância, normalmente são pessoas com pouco estudo, católicas e com pouca renda. A mídia também não ajuda muito, os veículos de massa preferem mais criar seus casos do que falar de assuntos desse tipo, que acabam se limitando a revistas e jornais _ não lidos pela maioria das pessoas. E quando a tv decide mostrar algo, mostra histórias de mães que evitaram o aborto, e o filho sobreviveu. Ah, mas eles só esquecem de dizer os milhares de casos onde as mães morreram porque decidiram manter a gravidez mesmo sob risco.

Impedir o aborto pela lei, aumentará o problema que já se tem: quando uma mulher quer abortar, seja por medo, falta de dinheiro, pressão do parceiro, da família ou qualquer outra coisa, ela vai encontrar um meio de fazê-lo. Senão houverem clínicas que permitam que ela faça, fiquem preocupados, porque alguma forma que irá prejudicar a vida dela ela irá encontrar. Ou talvez ela não faça, mas assim que o bebê nasce, ela o joga em uma lata de lixo e depois todos se perguntam como alguém poderia ter tanta coragem ou covardia, sei lá.

Não estou dizendo, que é justo, que a mãe está certa. Só estou dizendo que proibir pode criar um problema maior, do que sentar e tentar achar meios melhores de resolver a questão.

Se a igreja católica ou qualquer outra é contra o aborto, façamos o seguinte: a mãe tem o filho. Se ela morrer a igreja indeniza a família; se o filho for resultado de um estupro, e a mãe não querer, deixa-o com a igreja; se a mãe não tem condições de bancar as despesas do filho, a igreja banca.
Ou o estado, se este proibir através da lei.

Outro problema, todos falam do aborto o tempo todo, do respeito a vida. RESPEITO A VIDA ??? Vão a merda hipócritas, depois que estas crianças nascem e crescem ninguém se importa com elas. Respeito a vida... não brinquem comigo. Há um monte de pessoas vivendo nas ruas, comendo lixo, desamparadas e alguém se mobiliza ?

Convenhamos, há muitas pessoas que caíram na marginalidade porque quiseram, e talvez seja esta a única desvantagem que têm sobre um recém-nascido. Estes ainda não tiveram sua chance de vencer (seja lá o que for isso), ou seguir o mesmo caminho.

Falar de aborto exige-se mais do que simplesmente sentimentalismos, exige coerência. Uma pessoa que prejudica a vida de outras a custas de seus próprios interesses, por exemplo, não é digna de opinar, de dizer o que é respeito a vida. Deve-se cubrir no seu manto de repugnância e viver nas sombras, e deixar questões importantes como estas nas maõs de pessoas que realmente dão valor à vida. Não falo de mim e nem de ninguém em especial, é para quem _ como diria a vovózinha _ a carapuça servir.

Boa noite o/

indicação: Aborto em Debate (é um pouco feminista e talz, mas tem umas matérias legais e até imparciais)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Declínio europeu pós primeira guerra


Continuando o post sobre a primeira guerra, veremos quais foram os resultados imediatos dessa guerra, e o que isso mudou na sociedade da época.

A primeira guerra mundial atingiu duramente os países europeus, que tiveram grandes perdas humanas, materiais e financeiras.

Perdas humanas

- As fontes que encontrei, divergem entre si no número de mortos, porém concordam que morreram aproxidamente 10 milhões de homens, e na sua maioria alemães, russos e franceses. Além de cerca de 6 milhões de inválidos, e ainda pessoas que morreram de doenças, como a gripe espanhola ou gripe de 1918;

- São os homens que vão para guerra, e normalmente na idade de procriação (25 - 50 anos), com isso, a taxa de natalidade caiu muito na Europa;

- Outro mudança foi o aumento das mulheres no mercado de trabalho, como por exemplo trabalhadoras nas indústrias bélicas _ homem estava em falta naquele época rs.

Perdas materiais

França, Bélgica, Russia européia, Holanda, nordeste da Itália, Sérvia, Romênia que serviram como campos de batalha, tiveram muitas áreas destruídas.

Perdas financeiras

- Os países gastaram muito do seu próprio ouro para compra de equipamentos para guerra, uma vez que não tinham produtos para exportação. Depois viram que esta forma de financiamento não era muito eficiente, e recorreram aos empréstimos internos e externos. Os EUA é o país que mais empresta dinheiro aos beligerantes (países que tomam parte em uma guerra);

- Os países em guerra diminuíram sua produção agrícola, deixaram de exportar, perderam os transportes internacionais que controlavam antes da guerra (valor dos fretes). E tudo que faltava durante a guerra era importado _ e a dívida externa aumentava;

- os EUA, o Japão, demais países do continente americano e as colonias do países envolvidos na guerra, aumentaram suas produções para abastecê-los. Como alguns destes países mais pobres precisavam de recursos para aumentar a produção, ao invés de pedirem a falida Europa, passaram a emprestar dos EUA. E pouco a pouco Londres perde seu poder de banco mundial para Nova York _ nova capital mundial financeira _ e o dólar passa a ser a moeda de referência.


Transformações sociais

- Os regimes parlamentares começam a surgir em países como Alemanha e Aústria, república na Polônia e Tchecoslováquia e as monarquias constitucionais na Romênia e Iuguslávia. Porém as pessoas da época não tem estudo o suficiente, são em sua maioria camponeses, e não estão preparados para este tipo de regime, e tornam-se presas fáceis, peças de jogo político;

- D'outro lado temos os adeptos do bolchevismo, que dizem que não pode haver divisões de classes, e que a democracia liberal é dominada pela burguesia. E nestes moldes alguns países começam a adotar o regime autoritário de governo, como na Hungria, Polônia, Itália e depois Alemanha. França e Inglaterra retornam ao modelo parlamentar;

- O aniquilamento das fortunas e aumento da inflação acarretam mudanças psicológicas e morais. Quem poupa dinheiro perde a vontade de fazê-lo, pois o dinheiro perde valor cada dia mais, e os novos ricos são os especuladores, banqueiros, aventureiros. Logo, chega-se a conclusão que economizar é desnecessário, e a vitória não é mais questão de mérito, e trabalho;

- Anos loucos: para aproveitar os prazeres da vida após o sofrimento da guerra, aumenta o gosto pelas festas, moda, cinema, pistas de dança, descoberta do jazz proveniente do folclore negro estadunidense, o tango argentino. Além disso temos os movimento literários como o dadaísmo, o surrealismo que criam seu mundo novo, sem regras, controles racionais, sem preocupações estéticas ou morais.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bichos de estimação, ou não.

Hey you!

Um dia desses sem muita coisa para fazer, fui dar uma volta no zoológico de Americana, e fotografei alguns animais. Nossa amiga girafa ajudou bastante fazendo pose para a camera, os leões e tigres tem aquela grade na frente, daí fica difícil uma foto melhor _ se bem que é mais seguro eles na jaula =D

Os de estimação não são de lá (coelho e gato), mas estão aí para justificar o título do post.

Esperar estes bichanos fazer uma pose é algo bem relaxante, tanto quanto engraçado. Engraçado também seria saber o que se passa na mente deles, quando do outro lado, tem um outro animal segurando alguma coisa preta e apertando botão.

Ser humano: um animal com mais privilégios ?

Tigres


Coelho

Macaco (não sei qual)

Girafa

Leoa

Girafa

Hipopótamo

Macaco
Gato


Para pensar: A evolução biológica nem sempre significa a evolução do todo.

domingo, 20 de junho de 2010

Semáforo: Piadas de Pintinho

Volto a postar nesta feliz noite de domingo. Feliz para a seleção brasileira que ganhou seu segundo jogo na copa, e fez enriquecer nossa sociedade com diversão _ Panis et circenses eu diria. E para completar essa felicidade, eu resolvi fazer arte no quadro. Mais do que arte, reproduzi três das piadas mais originais e legais que existem na face do planeta Terra.

As piadas de pintinho !!! E claro, elas passam pelo crivo do semáforo, e claro, o nível vai caindo =D

Relam


Uma perna só


Depois do almoço


Espero que tenham se divertido.

Mais piadas de pintinho ? Ache aqui

sábado, 19 de junho de 2010

Sképsi: Sociedade


Ignorar as manifestações medíocres de vida é bom ou ruim ?
Vivem sem pensar, ignorando a existência e as capacidades do cerébro é algo viável ?
Ainda bem que a quantidade de pessoas que gostam, admiram ou crêem em algo, não significa que haja alguma verdade ou qualidade naquilo, porque senão eu iria gosta de pagode e acreditar em deus na lenda da bíblia.

Ainda não entendi qual o sentido desta vida, o que me leva a crer que ela realmente não faz sentido. O ser humano criou um mundo de ideias, e nós vivemos essas ideais. Então porque não quebrar estas correntes e criar novas ideias ?


Sképsi é a forma romanizada da palavra grega Σκέψη, que em português significa pensamento.

patrocínio: Heineken

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Santo Antônio de Posse


A cidade de Posse, não tem nada de diferente, especial ou bonita, mas fora da parte urbanizada, tem fazendas, morros, e outras formações que a tornam pelo menos agradável em seus 154,113 km² (maior que Americana) . É uma cidade super calma, com comércio reduzido que conta com apenas 21.247 habitantes _ que resulta em 136,2 habitantes por km².

A cidade tem este nome por causa do padroeiro Santo Antonio, e Posse devido a um dos primeiros e principais sítios que tinha esse nome. A fundação da cidade é 13 de junho de 1850, mas os possenses tiveram sua primeira eleição após a emancipação, em 10 de maio de 1904. A origem da cidade é bem parecida com as demais da redondeza: cresceram graças a travessia dos bandeirantes, e da criação das estradas de ferro que escoavam café produzido em Campinas e Mogi-Mirim para o porto. Em uma das estações, o café era reensacado, e criou-se um bairro em volta a esta estação, o bairro Ressaca, que depois do crescimento tornou-se Ressaca de Posse e finalmente o nome atual.

Faz limite com Jaguariúna, Mogi-Mirim, Holambra, Itapira e Amparo. Está 153 km distante da capital

As fotos datam dia 20 de maio, um sol dos bons, um friozinho depois das 17 horas. Na cidade teve um pequeno encontro de motos, com uma banda onde o vocal era bem ruinzinho (se foi mais de um que cantou, era ruim também), o lugar era pequeno, e não foi difícil vê-lo lotado. As pessoas estavam animadas, e mesmo quem tinha carro passava na frente observava e admirava. Moto, apesar do perigo, é um dos melhores veículos que existem, e o único que você dirige de verdade _ os demais você apenas guia hauhauhauha

Wiki
IBGE
Site da prefeitura (site em construção)
Camara municipal



Falando do pequeno encontro de moto que teve lá, olha que legal que tinha em um dos triciclos, e em seguida a dona.

Serra Negra


Serra Negra foi fundada em 23 de setembro de 1828, e assim como muitas cidades do estado, surgiu da travessia dos colonizadores na região para obtenção de ouro e diamante nas minas de goiás _ por volta de 1700. Como o lugar era de difícil acesso, apenas em 1800 Lourenço Franco de Oliveira fixou residência no atual bairro das Três Barras, formou sua fazenda e propôs a construção da capela para a população (data considerada da fundação), e foi crescendo até que em 21 de abril de 1885 elevou-se a condição de cidade.

A palavra negra dá-se devido a cor escura da vegetação da serra, nome dados pelos bandeirantes. Quem nasce em Serra Negra, é um serra-negrense.

A cidade conta atualmente com aproximadamente 26.000 habitantes, com uma área de 203,010 km², uma densidade de 125,3 hab./km². Faz limite com as cidades de Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul e Amparo e está 160 km distante da capital

As fotos datam 1º de maio (dia do escravo do capitalismo), dia do encontro de motos que começou no dia anterior e foi até no domingo (fotos de pedreira). Como o objetivo era chegar logo no encontro, então infelizmente não foram tiradas mais fotos da cidade, porém algum dia espero voltar lá e obter mais imagens desta bela cidade.

Ir para Serra Negra saindo de Jaguariúna é algo bem interessante, pois o percurso te obriga a passar por dentro de Pedreira, Arcadas e Amparo. Sendo assim dá para conhecer um pouco de cada cidade. A pista para lá é um pouco complicada (SP-095 - rodovida João beira), em alguns pontos tem apenas uma pista (com alguns buracos) fora as curvas fechadas. De Jaguariúna até Amparo é descida, e depois até Serra Negra... uma subida (altitude da cidade é de 925 m) e curvas monstruosas, daquelas que você realmente tem que diminuir a velocidade (para 40-50 km/h) senão para na outra mão da pista.

A vista da serra é fantástica, dá vontade de parar toda hora para observar e fotografar, porém é perigoso, a pista é estreita.

A cidade no dia estava lotada de motoqueiros vindos de todo lugar do estado _ único estado diferente que eu vi foram das Minas Gerais. Dentro do centro de convenções tinham barracas vendendo acessórios, roupas, camisetas de banda, pessoas fazendo tatoo, alimentação, fora os triciclos em exposição, um mais foda que o outro !


Wiki
IBGE
Site da prefeitura
Turismo em Serra Negra

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Semáforo: Arte no Quadro

Semáforo (e repare que é um semáforo invertido) mostrará três coisas, e o nível vai descendo ou vai ficando mais polêmico, tudo depende.

Filosofia



Um minuto de reflexão: Com este planeta cada vez mais mergulhado na tecnologia, a dominação dos computadores que estão presentes em praticamente todo o mundo _ dados de 2008 apontam que o número de computadores em uso ultrapassaram 1 bilhão, e a curva de crescimento é de 14% ao ano. Agora pense em quantos logins e senhas temos que memorizar para acessar tudo aquilo que precisamos. Eu listei alguns _ não uso todos que estão ali, por exemplo, não jogo paint online, digo, tibia.


Religião


A imagem fala por si só, apenas gostaria de dar os créditos ao deus e ao luciraldo criados no site um sábado qualquer, que eu tentei desenhar. Ficaram bons ?


What the fuck ????


É... não sei o que é isso, eu comecei fazendo uns riscos e cheguei nisso aí. Ah, e quem quiser pode dar um nome uhauhauha

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treinando a Caligrafia / Alfabeto


Como foi-me pedido, eu treinei um pouco a caligrafia. Percebi que eu não sei escrever em letra de mão (ou cursiva como queiram) sem misturar com letras de fôrma. Me dei conta disso quando ia fazer a letra A maiúscula de mão, e não sabia como fazê-la. Olhei no google e achei difícil, e só fiz as tradicionais mesmo. Bateu aquela nostalgia do ensino fundamental, quando ainda era chamado de primário e ginásio (1º a 8º série) e tinha sobre a lousa o alfabeto pintado quatro vezes, maiúsculas e minúsculas de fôrma e de mão, com o K-W-Y depois da letra Z.

Dessa vez eu tirei a foto do quadro branco na sala, que tem lâmpada fluorescente, e isso melhorou a iluminação da foto, não parecendo velha.

Alfabeto

Falando do post, enquanto eu treinava a caligrafia, decidi colocar de forma resumida (até porque o quadro tem apenas 90 x 60 cm) a evolução do alfabeto, usando como exemplo a primeira letra do alfabeto latino, A.

Percebam que tem a cabeça de boi (ficou bonita né ?!), usada nos hieróglifos egípcios, que datam 4000 a.c, depois os símbolos proto-sinaíticos em 1600 a.c, o alfabeto iniciado pelos comerciantes fenícios em 900 a.c. Os gregos pegaram esse alfabeto, inseriram as vogais e outras letras. Em 650 a.c. os etruscos (povos da região itálica) mudaram apenas a forma das letras e ensinaram os romanos, e estes na forma do maior império já existente, disseminaram pelo mundo conquistado na forma do alfabeto latino que nós conhecemos hoje em dia. Na época das grandes navegações, os missionários, portugueses e espanhóis ajudaram a disseminar na América, e outros pontos da África e Ásia.

Evolução do alfabeto latino (em gif):
http://terpconnect.umd.edu/~rfradkin/latin.html

Outras formas de escrita, veja também seu nome em tengwar (élfico), chinês, hindi, árabe, hieróglifos egípcios e como ficaria uma data no sistema maia.
http://lexiquetos.org/

Caligrafia

Apenas voltando no assunto sobre treinar caligrafia, tem uma galerinha de branco que passou da hora de ganhar um caderninho desses. Tem cursos de caligrafia grátis também, se você for um doutor e quer aprender a escrever de forma LEGÍVEL PARA QUE SEUS PACIENTES SAIBAM O QUE FOI-LHES INDICADO, E NÃO SE INTOXIQUEM E MORRAM.

O assunto má caligrafia médica (que você também pode procurar na web como bad handwriting em inglês ou schlechte Handschrift em alemão) foi assunto em 2007 do site da revista estadunidense Time, anunciando mais de 7000 mortes e 1,5 milhões de outros problemas por desleixo da caligrafia médica. Já pensaram na situação: ele prescreve o remédio Antiarrítmico de nome Quinidina, e naqueles garranchos você entende o nome Quinina, que é um... Antimalárico.

É como dizem por aí, "tenso".

Gramática I


Eu cansei de ver este tipo de erro por aí...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Primeira Guerra Mundial


Estreando nova série aqui neste blog: No quadro branco.

Eu comprei um quadro branco, antes que me acusem de racismo, ou me perguntarem porque não usei o quadro verde (sim verde, nunca vi um quadro negro na vida), é porque conforme você escreve com giz, ele solta pó, e meu quarto novo (que de novo num tem nada) não é dos lugares mais ventilados do mundo. E a tinta das canetas podem ficar lá novinha por alguns dias.

Enfim, a sessão quadro branco mostrará coisas diversas. É bem simples, eu desenho ou escrevo algo no quadro, tiro foto, posto e apago. Legal né ?!

E a primeira é sobre a primeira guerra mundial. Fiz um esquema bem simples de como foi a guerra, e alguns dos participantes.



Os sublinhados em vermelho, são os países da Tríplice Entente (França, Império Russo e Grã-Bretanha ou Inglaterra como quiser) ou que ajudaram-na posteriormente. Os sublinhados em azul, são os países da Tríplice Aliança (Império Austro-Húngaro, Alemanha e bem, o outro deveria ser a Itália).

Ajudantes da Entente:

Japão - 1914
Itália - 1915. Membro da Aliança, esta entra na guerra pela entente pois esta lhe ofereceu maiores vantagens caso a guerra fosse vencida.
Romênia - 1916
Grécia, EUA e China - 1917

Ajudantes da Aliança:

Império Otomano - 1914
Bulgária - 1915

As alianças: o chanceler Otto Von Bismarck depois da vitória na guerra franco-prussiana em 1871, tentou isolar a França diplomaticamente, conseguindo o apoio da Itália, Império Austro-Hungaro, Império Russo e mantém boas-relações com a Grã-Bretanha. Depois que ele deixou o posto, a Alemanha sob o comando de Guilherme II, desistiu de apoiar a Russia que mantinha a sua rivalidade com os austro-húngaros. Os Russos foram parar nos braços dos franceses, e assim criaram em 1983 a aliança franco-prussiana. Os franceses também conseguem melhorar suas relações com a Inglaterra, pois a concorrência comercial e o aumento do poderio do exército alemão, desagrada os ingleses. Por fim, os franceses entram em acordo com os italianos nas questões envolvendo o Marrocos e a Tunísia, e os italianos prometem não atacar os franceses em caso de guerra provocada pelos alemães. Nascem assim as tríplices entente e aliança, bipolarizando a Europa.

A picuinha: o Império Austro-Húngaro queria expandir-se para o mar Egeu, mas estava sendo impedido pelos sérvios. O Império Russo, por sua vez queria com sua influência nos balcãs, ter controle sobre o mar Mediterrâneo e depois atingir o oceano Atlântico, e por isso "protegia" os sérvios.

Seguindo o esquema que eu fiz, temos o estopim da guerra que é a morte do arquiduque herdeiro da Austria-Hungria, Franscisco Ferdinando, que é morto em 28 de junho de 1914 em uma visita em Saravejo na Bósnia, por um estudante bósnio ligado ao movimento nacionalista iuguslavo. O imperador Francisco José poderia não ter atacado, pois a morte de Ferdinando não foi uma ordem direta do governo de Belgrado, porém o estado-maior de Viena achou que era chegada a hora de uma ofensiva definitiva contra a Sérvia.

A Russia, para não perder sua influência, decidiu ajudar seus protegidos sérvios. Franceses, ingleses e alemães tentam frear esses ataques, e movimentos internos ocorrem na dúvida de ir ou não para a guerra.

No dia 31 de julho de 1914, a Alemanha ordena que a Russia cesse os ataques e dá um ultimato a França, e como ninguém responde, no dia seguinte declara guerra à Russia. A Alemanha exige da Bélgica a livre passagem de seu exército para atacar a França, que também inicia suas mobilizações. O governo britânico tenta medidas de conciliação entre os países, mas a invasão da Bélgica acaba com as oposições, e o Reino Unido declara guerra a Alemanha.

Pontos de destaque:

. Entente bloqueia portos alemães, impedindo a entrada de alimentos _ isso dificulta a vida deles a partir do final de 1916;
. Ataques submarinos, toda embarcação inimiga ou neutra em águas britânicas é atingida pelos alemães _ um terço das embarcações destruídas em seis meses. O plano daria certo se os EUA não tivessem ajudado os ingleses;
. Em 1916 surgem as "economias de guerra", como ninguém previa que a guerra duraria tanto, os estados tomaram posse de algumas empresas, para produzir o que fosse necessário para a guerra;
. Em 1917 os países, a Alemanha principalmente, começam a sentir os problemas sociais causados pela guerra. Várias manifestações contra a guerra surgem, gerando greves e insurreições dos exércitos, além dos movimentos de paz. A solução encontrada é o fortalecimento do governo, que ignora os princípios democráticos e pune qualquer manifestação contra o governo, igualando os pacifistas a traidores;

Romênia e Russia deixam a guerra no inicio de 1918, esta última por causa da revolução russa. Os russos renunciam a soberania sobre a Finlândia, Polonia e países bálticos e reconhecem a independência da Ucrania. Isso dá uma sobrevida a Alemanha, que ocupa o leste europeu e agora precisa vencer os soldados do oeste. Os alemães lançam uma ofensiva na região da Champanhe, mas na contraofensiva comandada pelo general Foch, vencem os alemães, já com poucos soldados e materiais, e que ainda perdem nos demais fronts.

Os japoneses vencem os russos na Sibéria. A Inglaterra esmaga os turcos na palestina. Os aliados vencem os búlgaros nos balcãs. E a Itália vence os austríacos em Vittorio-Vêneto.

Em 11 de novembro de 1918 os alemães assinam o armistício.

E é o fim da primeira grande guerra.

Saldo: 10 milhões de pessoas mortas, entre civis e soldados. Lembrando, este número possivelmente é maior que isso. (consulte mais de uma fonte para certificar-se desta quantidade)

Espero que tenham gostado do primeiro post do quadro branco !