quarta-feira, 20 de abril de 2011

Triste Fim de um sorvete napolitano...

Este calor enorme me fez comprar um pote de sorvete napolitano (sempre!). Enquanto estava saboreando a massa, reparei em uma coisa triste, vejam:


















HUUuhAUHuhuhUHuhUHHU
Vai falar que não é assim em 99,999999999% dos lares ??????

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Belo Monte

No dia 12/04 recebi um e-mail do Avaaz com o assunto: 4 dias para parar Belo Monte. O e-mail é este aqui.

No mesmo dia discuti o assunto pelo twitter e isso me fez buscar algumas informações a mais, e também elaborar este post.

Nesta discussão, a pessoa defendia que a construção da usina poderia causar danos a natureza (fauna, flora), e consequentemente aos índios que vivem naquela área, além de algumas comunidades _ que teriam que ser retiradas. Citou que a OEA e várias instituições nacionais são contra a construção.

Neste último argumento há uma pequena falácia. Não é porque um monte de instituição diz que o projeto vai destruir a natureza que valida a informação e nem o contrário.

Assim como talvez tenha havido algum equívoco, ou exagero, da minha parte de dizer que tem muita gente contra a construção de Belo Monte pois não querem o progresso norte - nordeste.

Tem gente contra ? Tem.

Mas não posso dizer se a quantidade é tão considerável assim que deva ser levada em consideração.

Ainda citei uma possível conspiração financiada por interesses de outros países (leia-se: Tio Sam), que são contra o crescimento do país (de qualquer país), e ainda o querem como uma colônia. Assim como o tucanato entreguista também quer.



Um aparte: Seria patético qualquer tipo de opinião por parte dos "States" fosse levada em consideração neste caso - EUA faz parte da OEA - uma vez que eles não assinaram o protocolo de Kyoto.

Claro que o ato de assinar o protocolo não quer dizer que todos se comprometerão a cumprir as metas _ pode ter sido só uma estratégia de marketing.

E outra coisa, o maior ofensor do efeito estufa é o metano, a pecuária (arroto, peido e merda de bovino) prejudica mais do que fumaça de carro. Mas será que alguém tem coragem de peitar a pecuária ? 



Continuando: Independentemente das questões políticas que permeiam a discussão, o cerne é a questão ecológica.

Progresso versus meio ambiente.

Não sou especialista em meio ambiente, tudo que tenho são estudos dos dois lados. A galera pró Belo Monte diz que não há riscos, a galera Contra Belo Monte diz que só há riscos.

Belo Monte ?!

Quanta falta de atenção a minha. Falo do assunto até agora, todo empolgado, e me esqueço que talvez haja quem não saiba exatamente do que estou a falar.

Belo Monte é um projeto do governo para construção de uma usina hidrelétrica, que será instalada no estado do Pará, em um trecho de 100km do rio Xingu _ que atravessa o estado do Mato Grosso e corta o Pará até desembocar no rio Amazona.

Foi planejada para gerar no pico cerca de 11 mil MW e como energia firme, média, cerca de 4mil MW. O reservatório _ área alagada _ será de 516 km² (área menor que a cidade de Campinas-SP).

A obra esta prevista para começar em 2015, e tem custo estimado em R$19 bilhões.

Será a terceira maior usina do mundo, atrás de Três Gargantas na China e Itaipu Brasil-Paraguai.

Aqui no How Stuff Works Brasil mostra Como Funciona uma Usina Hidrelétrica.

Veja a área e as cidades próximas no google maps.


Belo Monte - Pará

Belo Monte

Pretendo criar mais dois posts, um falando do movimento de quem é favorável e outro do movimento dos que são contra. Aguardem meus escassos leitores!

Umarmung []s.

sábado, 9 de abril de 2011

Moda


De volta por aqui tentando escrever algo.

Hoje pela manhã estive pensando em algum assunto interessante para postar e me veio na cabeça falar sobre moda.

Não sobre moda, mas sobre moda.

Segundo nosso inestimável wikipedia, moda significa tendência de consumo da atualidade. Segundo o dicionário significa o uso passageiro que rege, de acordo com o gosto atual, a maneira de viver, de vestir etcetera.

Nestes pensamentos desconexos tentei fazer um paralelo da moda entre os adultos, e a moda entre crianças e adolescentes.

Frequentemente fazemos piadas dos adolescentes por seguirem tendencias um tanto estranhas, que costumeiramente chamamos de modinhas _ de forma pejorativa.

Mas cá entre nós: qual a diferença de um moleque que veste calça laranja e uma mulher com seus vinte-e-tantos anos que coloca uma calça saruel (aquela que parece que a mina está toda cagada) ??

Ambos se encaixam no conceito de moda, não ?

Aquela dona de casa que vê alguém fazendo algo na novela, e imita, não pode ser comparada com algum adolescente que copia o corte de cabelo, por exemplo, do Rebeldes ??

Desde que me entendo por gente, vejo as pessoas se copiando entre si. Não tem essa de culpar adolescente. Todo mundo tem um motivo para seguir uma tendência. Pessoas influenciam e são influenciadas o tempo todo sem se dar conta disso.

As empresas também seguem tendências em busca de lucro. Uma empresa cria um produto e se ele faz algum sucesso a maioria (quando não todas) veem e fazem igual. O conceito neste caso muda, pois o que manda é a visão do lucro. Uma empresa não vai deixar a outra consolidar-se assim no mercado, sem fazer uma concorrência.

Mas ainda falo de tendências, não ?

Ir ao psicólogo ou psiquiatra também virou tendência. Ninguém tem o direito de ser anormal (leia-se: diferente daquilo que a sociedade idealiza). Qualquer problema de concentração, medo excessivo de algo, irritação torna-se motivo para uma consulta.

Plástica, nutricionista, bronzeamento artificial, dieta, academia, pintura no cabelo ... todas estas coisas você ouve falar de tempos em tempos com mais ou menos força. Elas em algum momento foram os Trending Topic de nossos cotidianos _ beeeeem antes do twitter.

Na internet: orkut, blog, fotolog, facebook, formspring, twitter, flickr, tumblr, vlog ... você deve ter ou deve ter tido uma conta em uma dessas redes sociais que foram _ e várias ainda são _ vício entre os internautas.

Tendência é algo tão complicado e inerente ao ser humano, que até influencia na sexualidade das pessoas. Nunca pensei que a bissexualidade adolescente seria um tipo de moda.  Até a religiosidade, ou formas de expressão religiosa, tornam-se uma moda em determinado momento.

Mas as próprias definições de moda sugerem que elas significam o momento. O momento é passageiro. As modas são passageiras, apesar de deixarem resquícios ou ainda servirem de base para uma nova moda.

A grande questão por trás disso tudo é: até que ponto a mídia consegue nos influenciar com suas propagandas? A mídia cria necessidade nas pessoas visando apenas MAIS DINHEIRO. É como lançar uma tarrafa no mar. Alguns peixes serão pegos e outros não.

"A tarrafa da mídia é enorme =O
Para escapar tem que estar bem underground !"

Além dessa influência maligna (muahaha) vejo um outro problema: as pessoas não costumam questionar-se do porque fazem o que fazem. É uma coisa sem filtro que chegar a irritar.

Sim, está certo, as pessoas são livres para gostarem do que quiserem e podem alegar o motivo que for para justificar suas escolhas, mesmo que não seja um "sei lá." Só acho falta de inteligência a adesão a certos gostos e comportamentos sem ao menos saber porque está fazendo aquilo, e principalmente, por causa dessa palavrinha aqui ó:

Massificação

Mas aí é outro assunto de um outro post.

"Master of Puppets i'm pulling your strings !!!"

Fique a vontade para discordar, sempre !
[]s


                                                Não deixe isso acontecer com você.