No mesmo dia discuti o assunto pelo twitter e isso me fez buscar algumas informações a mais, e também elaborar este post.
Nesta discussão, a pessoa defendia que a construção da usina poderia causar danos a natureza (fauna, flora), e consequentemente aos índios que vivem naquela área, além de algumas comunidades _ que teriam que ser retiradas. Citou que a OEA e várias instituições nacionais são contra a construção.
Neste último argumento há uma pequena falácia. Não é porque um monte de instituição diz que o projeto vai destruir a natureza que valida a informação e nem o contrário.
Assim como talvez tenha havido algum equívoco, ou exagero, da minha parte de dizer que tem muita gente contra a construção de Belo Monte pois não querem o progresso norte - nordeste.
Tem gente contra ? Tem.
Mas não posso dizer se a quantidade é tão considerável assim que deva ser levada em consideração.
Ainda citei uma possível conspiração financiada por interesses de outros países (leia-se: Tio Sam), que são contra o crescimento do país (de qualquer país), e ainda o querem como uma colônia. Assim como o tucanato entreguista também quer.
Um aparte: Seria patético qualquer tipo de opinião por parte dos "States" fosse levada em consideração neste caso - EUA faz parte da OEA - uma vez que eles não assinaram o protocolo de Kyoto.
Claro que o ato de assinar o protocolo não quer dizer que todos se comprometerão a cumprir as metas _ pode ter sido só uma estratégia de marketing.
E outra coisa, o maior ofensor do efeito estufa é o metano, a pecuária (arroto, peido e merda de bovino) prejudica mais do que fumaça de carro. Mas será que alguém tem coragem de peitar a pecuária ?
Continuando: Independentemente das questões políticas que permeiam a discussão, o cerne é a questão ecológica.
Progresso versus meio ambiente.
Não sou especialista em meio ambiente, tudo que tenho são estudos dos dois lados. A galera pró Belo Monte diz que não há riscos, a galera Contra Belo Monte diz que só há riscos.
Belo Monte ?!
Quanta falta de atenção a minha. Falo do assunto até agora, todo empolgado, e me esqueço que talvez haja quem não saiba exatamente do que estou a falar.
Belo Monte é um projeto do governo para construção de uma usina hidrelétrica, que será instalada no estado do Pará, em um trecho de 100km do rio Xingu _ que atravessa o estado do Mato Grosso e corta o Pará até desembocar no rio Amazona.
Foi planejada para gerar no pico cerca de 11 mil MW e como energia firme, média, cerca de 4mil MW. O reservatório _ área alagada _ será de 516 km² (área menor que a cidade de Campinas-SP).
A obra esta prevista para começar em 2015, e tem custo estimado em R$19 bilhões.
Será a terceira maior usina do mundo, atrás de Três Gargantas na China e Itaipu Brasil-Paraguai.
Aqui no How Stuff Works Brasil mostra Como Funciona uma Usina Hidrelétrica.
Veja a área e as cidades próximas no google maps.
Pretendo criar mais dois posts, um falando do movimento de quem é favorável e outro do movimento dos que são contra. Aguardem meus escassos leitores!
Umarmung []s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário