terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Americana


Refiz este post pois estou mudando o modelo, e colocando mais fotos =D

A história da cidade é bem grande pelo que vi nos links por aí. Vou tentar o resumir o máximo, porque o objetivo deste blog não é mostrar tanto a história, mas dar uma visão geral e mostrar as fotos claro o/

Tudo (o que se sabe) começa com a divisão e distribuição de sesmarias para colonização, e a fazenda Salto Grande (talvez) doada para Domingos da Costa Machado, ficava localizada entre os territórios de Campinas e Piracicaba.

Em 1799 começa a construção do casarão de Salto Grande e do Solar, terminado em 1810. Dizem que o lugar atualmente está sendo reformado, mas passando na frente, vi que a obra está parada.

O território atual de Americana era formado pelas fazendas Salto Grande, Machadinho e Palmeiras.

A Guerra Civil _ de Secessão, aquela norte contra o sul dos EUA _ fez com que muitos estadunidenses saíssem do país. Dom Pedro II permitiu e incentivou a vinda de estrangeiros para o páis e assim aumentar a mão-de-obra especializada no cultivo de algodão _ produto que estava sendo cada vez mais valorizado. Além do algodão, o cultivo da melância também foi muito intensificado.

Em 27 de agosto de 1985 é fundada a estação Santa Bárbara, com a presença de Dom Pedro II. Este evento foi tão importante para o progresso do povoado e futura cidade, que este é considerado a data de fundação da cidade.

O nome da estação é porque a área correspondente pertencia a Santa Bárbara, mas o nome foi alterado anos depois para Estação de Villa Americana, e a vila conhecida como Vila Americana. A estação tem uma história própria, ver aqui.

Em 1887, Joaquim Boer chega ao Brasil com um monte de italianos, construíram uma igreja em 1986 e rezaram uma missa para Santo Antônio _ que tornou-se o padroeiro da cidade. Todo 13 de junho desde então é feito festa para o padroeiro.

No final do século XIX, começa uma disputa entre Campinas e Santa Bárbara para ver quem ficará com o controle administrativo de Villa Americana. A situação ficou tão tensa, que houve uma época que os villamericanenses tinham que pagar tributos às duas cidades. A questão foi resolvida em 1904 por determinação do estado, que tornou Villa Americana um distrito subordinado a Campinas _ com quem Villa Americana tinha uma afinidade comercial maior.

A Fábrica de Tecidos Carioba S.A. foi fundada em 1875 dentro da fazenda Salto Grande e em 1901 é comprada pelo Comendador Franz Müller. A vila operária foi ampliada, a hidrelétrica é construída e fornece energia para Villa Americana, Santa Bárbara, Sumaré os distritos de Nova Odessa e Cosmópolis.

Na decada de 30 a fábrica atinge seu auge nas mãos de Hermann Müller. Porém com início da segunda guerra, a fábrica tem que ser vendida pois o governo de Getúlio impõe restrições aos imigrantes de países do eixo _ italianos, japoneses e alemães _ e isso dificulta Müller conseguir empréstimos para tocar o negócio.

Americana graças ao cultivo do algodão e a construção das vilas operárias e da empresa Carioba, tornou-se o maior pólo de produção de tecido do país, ganhando inclusive o apelido de Princesa Tecelã.

Americana emancipa-se de Campinas em 1924, tornando-se um município. E em 1959 Nova Odessa emancipa-se de Americana. A divisa com Santa Bárbara foi definida apenas na década de 70, tendo como limite a Avenida da Amizade.

A cidade tem uma população de 210.701 habitantes e uma área de 133,630 km³ e uma frota de mais de 135mil veículos _ muito maior que o número de pessoas com habilitação lol.

Distância da capital é de 125 Km.

Eu moro aqui desde 1993, mas as fotos foram tiradas apartir de abril de 2010. A cidade (em vista de outras) é limpa, tranquila, tem um comércio forte, a infra-estrtura do serviço de internet é boa. Peca por não ter uma universidade, mais parques para lazer, tem um asfalto horrível e quem curte um heavy metal esquece, há pouquíssimas opções. E quem gosta de outros estilos, tem poucas opções do mesmo jeito. Ah, e quem mora perto das torres da antiga Ripasa e da Fibra, dá dó, tem dias e noites que o cheiro é insuportável, quem tem problemas respiratórios deve ficar longe dos bairros próximos a elas.

Nos últimos meses a prefeitura tem se empenhado em deixar a cidade mais bonita: reforma das praças, troca da iluminação e passou a colocar radares na cidade toda e, o asfalto continua a mesma porcaria que ele é ¬¬

Sobre os radares aqui.

Prefeitura
IBGE
Wiki





















Nenhum comentário: