terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cosmópolis




Em 1890, a cidade de Campinas libera investimentos para a construção da estada de ferro do funil (Carril Agrícola Funilense). Em 1986, um projeto visa atrair estrangeiros para intensificar a produção da região é feito, e desembarcam suíços, italianos, alemães, russos, espanhóis, franceses, austríacos, polacos, dinamarqueses e japoneses.

O povoado começa a crescer, constroem a matriz de santa Gertrudes, cuja a imagem foi obtida na França pelo Major Artur Nogueira.

Em 1905, a Usina Ester é construída e também é escolhido um nome definitivo para o povoado: Cosmópolis, que vem do grego kosmo (mundo) + polis (cidade-estado), "cidade universo". Não é cosmopolitano quem nasce na cidade, mas cosmopolense.

Em 1906 torna-se distrito de Campinas e em 30 de novembro de 1944 finalmente uma cidade. Em 1960 a estação de Cosmópolis foi fechada com a linha.

Cosmópolis tem uma população de 58.821 habitantes e uma área de 154,66km². O ribeirão Três Barras, e os rios Jaguari e Pirapitingui passam pela cidade.

Distância até a capital de 142km.

Estive na cidade algumas vezes, e registrei fotos nos dias 8 de abril de 2010 e 21 de janeiro de 2011. A cidade é limpa, o asfalto é bom, não tem aparência de cidade rica pois as casas são simples. A área comercial é pequena. Tem a Usina Ester que trabalha com cana-de-açucar e próximo a ela uma represa que abastece a cidade toda. Lá é um lugar legal de ir. Eu fui em um dia de semana, e o nível da água estava alto, mas no fim de semana é tranquilo. Nos fins de semana as pessoas vão até lá para tomar banho _ e sujar a água também com garrafas de cerveja, refrigerante e saquinhos de um monte de coisas ¬¬

Wiki
Prefeitura
IBGE














Nenhum comentário: