terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Charqueada
O nome Charqueada pelo que entendi (por que o site da própria prefeitura não explica direito como se deu a criação do nome), foi porque caçadores de uma epoca remota tiveram que fazer carne de charque (charqueada) para conservar a carne dos animais mortos. Um pouco de culinária: Charque
Antonio Furlan é considerado o fundador de Charqueada. Em 1894 ele montou uma olaria na cidade, e após isso as pessoas começaram a povoar o local, construindo padarias, hoteis, farmacia, escola _ este último construído e bancado por Furlan. Charqueada pertencia a Piracicaba, e tornou-se um município em 30 de dezembro 1953 _ data oficial da fundação.
Das histórias de cidades que vi, Charqueada não começa com uma igreja. Ela começa com estação de trem, armazém de secos e molhados e uma hospedaria.
A cidade tem em pouco mais de 15 mil habitantes alocados em uma área de 175,84 km². Quem nasce em Charqueada é charqueadense.
A distância até a capital é de 187km.
Estive na cidade dia 15 de janeiro deste ano e assim... a parte urbana não tem nada demais. Não é uma cidade feia, é organizada, com um asfalto bom, ruas limpas e casas simples. Indo para o norte, chega numas estradas de terra, a que eu segui leva até uma montanha e aí é subir ... subir ... subir ... a trilha é difícil porque tem pedras grandes em alguns pontos. Se tiver uma moto para trilha ótimo, mas senão tiver nem suba, e de a pé é longe, acho que não compensa. A vista é linda, mas não tem nada até o topo. Um rapaz que mora na cidade disse que em alguns domingos do mês, de manhã, reune-se um povo de moto para andar por aquelas trilhas.
Prefeitura (não gosto de criticar o trabalho dos outros, mas este site da prefeitura está mal feitinho hein...)
IBGE
Wiki
Postado por
Ricardo Filho
às
01:56
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Viajando...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário