segunda-feira, 3 de maio de 2010

Jaguariúna

Fundação: o Distrito de Paz de Jaguary foi criado em 5 de agosto de 1896, mas era vinculado ao municipio de Mogi Mirim. Em 30 de novembro de 1944 foi acrescido ao vocábulo JAGUARY o termo UNA, nome de origem tupy guarany, cuja tradução oficial é: JAGUAR = onça; Y = água, rio e UNA = preta. Jaguariúna significa, portanto: Rio da Onça Preta ou Rio das Onças Pretas. Em 30 de dezembro de 1953, Jaguariúna é desmembrada da cidade de Mogi Mirim.

O aniversário é 12 de setembro, não esta explícito em lugar algum o motivo desta data, mas como a primeira paróquia da cidade é a Santa Maria, e este dia é o dia da "Virgem" Maria, creio ser este o motivo.

Gentílico: jaguariunense
---------------------------------
Área: 142,437 km²
população: 41.107 hab
densidade: 258,38 hab./km²
mesorregião / microrregião: Campinas / Campinas

Faz limite com as cidades: Campinas, Pedreira, Holambra, Santo Antônio de Posse, Paulínia, Amparo

Vias de Acesso: SP-095 (Rodovia João Beira), SP-340 (Rodovia Governador dr. Adhemar Pereira de Barros)

Distância da Capital: 116 km
---------------------------------
Data da visita: estive na cidade pela primeira vez em 19 de junho de 2008, mas as fotos que postarei datam 30 de março de 2010.

Cidade limpa, bonita, cheia de parques, a maria-fumaça para passear nos fins de semana, tem estádio de futebol (mas não tem time rs), conta com as empresas Motorola, Ambev e a Red Eventos (repito: não estou ganhando cachê). Tem uma boa festa do peão _ que perde para a de Americana claro! O comércio é fraco, ou seja, tem que se deslocar até Campinas (~20km) dependendo do que se quer comprar. É uma das cidades do Circuito das Águas paulistas.
---------------------------------

Site da prefeitura: www.jaguariuna.sp.gov.br/
IBGE
Wiki

Mais Fotos:


Nenhum comentário: