sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eleições: 2010 ainda não acabou...



Fim da copa do mundo para o Brasil, e de novo nas quartas de final porém dessa vez para a Laranja.. foi triste. Começamos na frente com Robinho recebendo belo passe de Felipe Melo, dominamos a primeira etapa, e poderíamos chegar ao segundo gol, mas não aconteceu. Segundo tempo tomamos um gol bobo, o time se desestabilizou, e o segundo foi questão de tempo, sem contar o cartão vermelho. Tem jogador que por mais que se esforce, não sei o que acontece, o cara se irrita, vai lá e pisa no outro jogador com o time precisando vencer ! Não foi dessa vez que o hexa veio, mas quem sabe num outro ano.

Agora que a copa acabou para nós, já vi muita gente falando em 2014. As pessoas pensam muito longe, fazem planos para a próxima copa, mas é engraçado, não ouvi ninguém falar que neste ano tem eleições, e teremos que escolher algumas pessoas para nos representar no congresso...


Antes disso, queria falar um pouco sobre a democracia (grego: demo - povo, kracia - governo), onde o sistema de democracia representativa (ou indireta) com sufrágio universal é o que vigora em nosso país. Aparentemente é certo que possamos escolher aqueles que irão nos representar, e tomar decisões de acordo com os interesses do povo.

O berço da democracia foi a Grécia antiga, mais especificamente Athenas, onde apenas os considerados cidadãos _ thetes_ podiam participar da vida política (homens maiores de 18 anos que participaram do serviço militar, não-estrangeiros). Aqueles que não participavam da vida pública em nome de assuntos particulares eram considerados idiotas e eram moralmente condenados.

A democracia manteve-se mas mudou sua forma, em parte porque uma coisa era a democracia direta grega, e seus apenas quase 20 mil participantes, outra é um país como o Brasil, por exemplo, com 180 milhões de pessoas. Outra coisa, é como fazer 140 milhões de pessoas, que é o número aproximado de eleitores no Brasil (2008) participar ativamente dessa vida política ?

Vamos analisar os eleitores de nosso país _ dados do site do TSE


Depois de analisarmos estes dados, veremos claramente que o país tem em sua maioria pessoas não formadas ou semi-alfabetizadas. Entre as que tem ensino superior, já temos que nos preocupar, pois uma boa percela é formada em faculdades privadas de ensino ruim _ tipo aquelas de beira de estrada que tem por aí.

E agora, parece justo pensarmos que a democracia é um modelo injusto, pois a maioria que escolhe seus representantes assistem BBB, e mal sabem ler ou escrever. O governo é nada mais do que um reflexo do povo, acho que não é só o governo que tem que mudar...

Por isso repito, a educação é uma das coisas mais importantes que existem, sem ela continuaremos a ter políticos corruptos, um povo imbecil e sem representatividade. Com políticos que poderão, e podem, aumentar os próprios salários sem que o povo possa reagir, lutando por nada, fazendo manifestações por criações da mídia, consumindo, sendo controlados, para sempre.

Em quem votarão este ano ?

A pergunta é retórica, pois sei que o voto é secreto. Apenas quero acordar a quem ler estas palavras, que algo mais importante que a copa do mundo terá início.

Será que o patriotismo acaba com o futebol ? Se assim for, merecemos sermos engolidos por culturas de outros países. A seleção natural não perdoa quem é fraco (ou burro), e se formos fracos, seremos engolidos, sem ao menos poder reclamar.

Quem será brasileiro com muito orgulho agora ?

2 comentários:

Mariane disse...

Será não, infelizmente o patriotismo de muitos termina no futebol, o que acaba dando motivo a muitos governantes acreditar que somos burros, incapazes de cobrar certas promessas!!!!!!!!!!!

Diego F. Baptista disse...

Concordo, acho que este modelo de democracia não é o melhor caminho, quando falamos do Brasil. Não sou comunista ou socialista, mas é óbvio que os politicos aproveitadores correm atrás dos leigos e desinformados para conquistar seus votos e assumir o poder público sem dificuldade. E o que eu acho mais absurdo é quando estes poliicos são questinados pela mídia (infelizmente apenas o CQC faz este tipo de questionamento), se acham no direito de não responder, como se eles não nos devessem explicações claras sobre o trabalho que realizam como politicos, "nossos" representantes. Nós pagamos os salarios deles, porém quem manda são eles e nós obedecemos, e isso é errado.
Por isso deixo aqui um conselho antigo e jocoso, porém util:
"Não faça na urna, o mesmo que você faz na privada"