segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Itu


Itu é conhecida como a Cidade dos Exageros, e é considerada uma estância turística (ganha mais dinheiro do governo do Estado para investir no turismo e ainda pode carregar o nome Estância Turística).

A cidade conta com uma população de aproximadamente 154.200 habitantes (IBGE/2010), uma área de 639,981 km².

Distância até a capital de 102 Km

A historia da cidade é como a da maioria das cidades do estado: uma galera ganha uma sesmaria, que divide em mais sesmarias, aí alguém constrói uma capela. No caso de Itu é uma capela para nossa senhora da Candelária em 1610. Como o dia da santa é 02 de fevereiro, então esta data foi adotada como dia do aniversário.

Em 1842 tornou-se cidade. E não era qualquer cidade, era a mais rica da província de São Paulo com forte participação política e econômica graças ao plantio da cana-de-açucar (até 1860) e depois do café (até 1935).

Depois disso Itu ficou sem espaço para crescer e começou a perder mercado para outras cidades. Após 1950, indústrias começaram a instalar-se na cidade, com número maior após a construção da rodovia Castelo Branco.

Estive na cidade em 19 de dezembro de 2010 e fiquei mais no centro, vi que tinham MUITAS igrejas e casas antigas em bom estado. Na praça principal tem o orelhãozão grandão, o semaforozão grandão e um telefonezão grandão. Tem até o menino de Itu, que é um sujeito beeem alto !! Ao redor da praça tem várias lojas e algumas delas vendem produtos exagerados, como lápis, camisinha (sério), entre outros.

Eu achei a cidade bonita, limpa, organizada, digna de ser uma estância. Mas (sempre tem um 'mas'), a fama que a cidade tem de ter coisas exageradas resume-se apenas a esta praça que falei. E só. Então não é a cidade do exagero, mas a cidade que tem uma praça com coisas exageradas. Confesso que fiquei decepcionado =/

O humorista Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, foi quem deu fama a cidade de "onde tudo é grande". Aqui, um pouco sobre a vida deste artista.

Wiki
Prefeitura
IBGE
Turismo








Nenhum comentário: