terça-feira, 4 de janeiro de 2011

HTML III - Atributos e Valores

Atributos

Os atributos servem para adicionar mais conteúdo as tags HTML.

Os atributos são especificados na tag inicial, e os valores são seguidos de = (igual) e ficam entre " " (aspas duplas).

Estrutura:  

Exemplo1:  Link do Blog 

Exemplo2:  Link do Blog 

No exemplo 1 criamos um link para o meu blog. A tag é a letra 'a', o atributo é o 'href' e o valor é o link do blog.

No exemplo 2, a tag 'a' tem dois atributos: href e target. O 'target' diz aonde este link será aberto e seu valor 'blank' faz com que ele seja aberto em uma nova janela ou aba do navegador.

Para saber quais atributos podem ser atribuídos a uma tag e quais valores estas tags podem assumir, só olhar aqui no W3Schools, que há uma lista com todas as tags, e dentro de cada uma as listas de atributos.

Antes que eu esqueça, é bom saber inglês OU usar o Google Chrome  OU senão quiser largar do seu Firefox, pode usar este add-on.


Neste exemplo acima, eu sem criatividade nenhuma fiz uma tabela <table> com uma linha <tr> e uma coluna <td>, mais três traços <hr />, usei uma palavra em negrito <b>, e a palavra google usei com link <a>. 


Valores


. Repare que a tabela tem 20% de comprimento (width) em relação ao documento. Já o traço vermelho e azul tem 50% em relação a tabela. Se o traço estivesse fora da tabela, seria 50% do comprimento do documento;

Pode-se colocar os valores sem ser em porcentagem. Algumas formas aceitas são: polegadas (in), pixels (px), milimetros (mm), centímetros (cm).

. Usei cores nas linhas, mas esqueça o que viu. Esta não é a forma aconselhada de inserir cores em um documento HTML _ quando souber o que é CSS vai entender a razão;

Mas já que falei de cores, este link tem todos os códigos da tabela de cores;

A forma usada de inserir cores é esta: #RRGGBB, onde Red, Green e Blue. Estes número são hexadecimais (base 16) e vão de 0 até F (0,1,2...9, A, B, C... F);

Este é o branco: #FFFFFF; este é o vermelho #FF0000; este é o verde #00FF00; este é o azul #0000FF e este é o preto #000000. As outras cores é só ir combinando.

. Cada atributo tem seus próprios valores e isso também tem que ser pesquisado. No Dreamweaver, ele sugere quais atributos podem ser adicionados na tag e quais os valores podem assumir os atributos.


Fuçar no link W3Schools é algo que aconselho muito. Eu só estou pincelando o assunto, tem muito mais coisas para se ver.

That's all folks o/

Nenhum comentário: