terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Salto


Salto foi fundada em 16 de junho de 1698 depois da fundação da capela (ohhh) do sítio Cachoeira, que hoje fica a matriz nossa senhora do Monte Serrat, terminada em 1936.

Salto se tornou um pequeno polo tecelão a partir de 1870, antes era um amontoado de sítios que foi ganhando importância com o plantio do café, quando ainda pertencia a cidade de Itu. Em 1889 Salto é emancipada e em 1907 é alcança a categoria de cidade.

Conta com uma população de 105.569 habitantes (saltenses) e área de 134,258 km². É cortada pelos rios Jundiaí e Tietê.

Distância até a capital de 116 km.

Tietê, que em tupi significa caudal ou volumoso, nasce em Salesópolis na serra do mar (1.120 metros de altitude, 22km distante do mar) e vai em direção ao interior do estado desaguando no lago da barragem do Jupiá, no rio Paraná.
Falando em tupi-guarani, o nome da cidade de Itu significa: Y: água + TU: queda = queda d'agua, salto, cachoeira. E isso também deu o nome a Salto, que antes chamava-se Salto de Itu. Uma espécie de pleonasmo bilíngue, é como se você tivesse um "cachorro dog" um "gato cat" ou um "ornitorrinco platypus"  por exemplo.

Aqui para ver mais nomes de cidade em tupi-guarani e aqui falando sobre o rio Tietê.

No mesmo dia que estive em Itu dei um pulo em Salto (piadinha ruim sô hauhauhua), e fiquei só no começo da cidade, mas infelizmente nem cheguei a entrar no memorial, por isso só tenho fotos da entrada, fica para outro dia as fotos do restante da cidade.

Assim como em Itu, Salto tem MUITAS igrejas... e não só isso, tem atrações como o Complexo da Cachoeira,  Memorial do Rio Tietê, Ilha dos Amores, Rocha Moutonnée e outros.

Wiki
IBGE
Prefeitura
Turismo







Nenhum comentário: