segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rio Claro



Lembram-se dos Bandeirantes que iam buscar ouro em Cuiabá por volta de 1720? Para evitar o cansaço e as doenças da viagem pelo rio Anhembi (Tietê), eles fixaram residência onde hoje são as cidades de Rio Claro, Araraquara, Descalvado.

Após o ano de 1817, começam as novas divisões de sesmarias que são atribuídas para alguns fazendeiros que começam a fabricar açúcar e criar animais, e consequentemente colonizar o local com trabalhadores.
Um desses povoados era o de São João Batista do Ribeirão Claro, que ficava localizado no Ribeirão Claro, onde havia a fazenda de criação que pertencia aos irmãos Pereira, chamado de “Curral dos Pereiras”.
O povoado foi crescendo, uma igreja foi construída, o povoado cresceu ao redor da igreja. São João foi nomeado o padroeiro da região.

A Companhia Paulista de Estrada de Ferro fez ligação de Campinas com Rio Claro em 1876. De 1881 a 1885 a Companhia de Estradas de Ferro do Rio Claro  construiu nova ferrovia, desta vez ligando Rio Claro, São Carlos e Araraquara.

Em 1830, São João Batista de Rio Claro tornou-se distrito de Piracicaba, em 1842 distrito de Limeira. Tornou-se vila em 1845 e cidade em 1857. O nome Rio Claro foi fixado em 1905.

Itirapina, Itaqueri da Serra (atual distrito de Itirapina), Ipojuca (atual Ipeúna), Santa Gertrudes, Corumbataí e Analândia, já foram distrito de Rio Claro. Desde 1995, Rio Claro possui os distritos de Ajapi e Assistência.

A cidade conta com uma área de 1498 km² e população de 186.299 habitantes.
Distância de 190km até a capital.

Estive na cidade em abril de 2010 e dia 05 de junho de 2011 _05/06 é o dia mundial do meio ambiente.  A cidade é bonita, limpa, plana, o asfalto é bom, cheio de pessoas andando de bicicleta, muitas árvores _ principalmente nas áreas próximas ao prédio da UNESP.

No dia estava havendo um evento do dia do meio ambiente na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, onde fica o museu do eucalipto, o único do mundo.  O evento a certa altura parecia, segundo comentário de alguém, um “Woodstock Rioclarense”, devido a banda (Skapatife) tocando, a galera sentada na grama, bebendo e curtindo o som. Muito massa!

O lugar é bonito e bem conservado, cheio de trilhas (uma delas possui 9km), e algumas construções antigas, entre elas a casa de Edmundo Navarro.

Links
Amigos do Horto 
Wiki
IBGE 



















 

Um comentário:

Nessinha disse...

Otima fotografa!!!!!kkkkk