quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treinando a Caligrafia / Alfabeto


Como foi-me pedido, eu treinei um pouco a caligrafia. Percebi que eu não sei escrever em letra de mão (ou cursiva como queiram) sem misturar com letras de fôrma. Me dei conta disso quando ia fazer a letra A maiúscula de mão, e não sabia como fazê-la. Olhei no google e achei difícil, e só fiz as tradicionais mesmo. Bateu aquela nostalgia do ensino fundamental, quando ainda era chamado de primário e ginásio (1º a 8º série) e tinha sobre a lousa o alfabeto pintado quatro vezes, maiúsculas e minúsculas de fôrma e de mão, com o K-W-Y depois da letra Z.

Dessa vez eu tirei a foto do quadro branco na sala, que tem lâmpada fluorescente, e isso melhorou a iluminação da foto, não parecendo velha.

Alfabeto

Falando do post, enquanto eu treinava a caligrafia, decidi colocar de forma resumida (até porque o quadro tem apenas 90 x 60 cm) a evolução do alfabeto, usando como exemplo a primeira letra do alfabeto latino, A.

Percebam que tem a cabeça de boi (ficou bonita né ?!), usada nos hieróglifos egípcios, que datam 4000 a.c, depois os símbolos proto-sinaíticos em 1600 a.c, o alfabeto iniciado pelos comerciantes fenícios em 900 a.c. Os gregos pegaram esse alfabeto, inseriram as vogais e outras letras. Em 650 a.c. os etruscos (povos da região itálica) mudaram apenas a forma das letras e ensinaram os romanos, e estes na forma do maior império já existente, disseminaram pelo mundo conquistado na forma do alfabeto latino que nós conhecemos hoje em dia. Na época das grandes navegações, os missionários, portugueses e espanhóis ajudaram a disseminar na América, e outros pontos da África e Ásia.

Evolução do alfabeto latino (em gif):
http://terpconnect.umd.edu/~rfradkin/latin.html

Outras formas de escrita, veja também seu nome em tengwar (élfico), chinês, hindi, árabe, hieróglifos egípcios e como ficaria uma data no sistema maia.
http://lexiquetos.org/

Caligrafia

Apenas voltando no assunto sobre treinar caligrafia, tem uma galerinha de branco que passou da hora de ganhar um caderninho desses. Tem cursos de caligrafia grátis também, se você for um doutor e quer aprender a escrever de forma LEGÍVEL PARA QUE SEUS PACIENTES SAIBAM O QUE FOI-LHES INDICADO, E NÃO SE INTOXIQUEM E MORRAM.

O assunto má caligrafia médica (que você também pode procurar na web como bad handwriting em inglês ou schlechte Handschrift em alemão) foi assunto em 2007 do site da revista estadunidense Time, anunciando mais de 7000 mortes e 1,5 milhões de outros problemas por desleixo da caligrafia médica. Já pensaram na situação: ele prescreve o remédio Antiarrítmico de nome Quinidina, e naqueles garranchos você entende o nome Quinina, que é um... Antimalárico.

É como dizem por aí, "tenso".

Nenhum comentário: