terça-feira, 21 de dezembro de 2010

German I



Hallo =D

Nestas férias próximas (da faculdade) quero aprender mais um idioma, escolhi o alemão pois vi que algumas estruturas são próximas do inglês. A pronúncia realmente não é parecida, mas não tem problema. Vou seguir uma sequência meio doida que eu ver nos sites por aí, não vou pagar um curso agora _ sem dinheiro =/



Alfabeto e pronúncia


pronuncia do alemão

Fonte: Tradutor Online


Saudações


Hallo *
Guten Morgen
Guten Tag **
Guten Abend
Gute Nacht ***

Wie geht es dir ?
Mir geht es gut.
Mir geht es nicht so gut
Mir geht es sehr gut !

Wie heißt du ?
Ich heißt …

Freut mich (auch) dich kennenzulernen
Woher kommst du ?
Ich komme aus ...

Wo lebst du ?
Wo ist ... ?

Wo alt bist du ?
Ich bin ... Jahre alt.

Sprichst du englisch?
Ich spreche nur ein bisschen englisch.
Ich verstehe das nicht.
Kannst du das bitte wiederholen?

Kannst du mir bitte helfen?
Ja
Nein
Bitte
Danke
Gern geschehen
Entschuldigung
Es tut mir leid

Bis bald
Bis morgen
Auf wiedersehen
Hab einen schönen Tag
Olá
Bom dia
Bom dia
Boa noite
Boa noite

Como vai você?
Eu estou bem.
Eu não estou muito bem.
Eu estou ótimo !

Qual é o seu nome ?
Eu me chamo ou meu nome é

Prazer em te conhecer (também)
De onde você é ?
Eu sou de (do)

Onde você mora?
Onde fica ... ?

Quantos anos você tem?
Eu tenho... anos

Você fala inglês?
Eu falo um pouco em inglês
Eu não entendo.
Você pode repetir?

Você pode me ajudar?
Sim
Não
Por favor
Obrigado(a)
De nada
Desculpe-me
Sinto muito

Até logo
Até amanhã
Adeus
Tenha um bom dia
Hello
Good morning
Good day
Good evening
Good night

How are you?
I am fine
I am not so fine
I am great

What's your name?
My name is...

Nice to meet you (too)
Where do you come from ?
I am from ...

Where do you live?
Where is it ... ?

How old are you ?
I am ... years old

Do you speak english?
I speak a little bit
I do not understand
Can you repeat please?

Can you help me?
Yes
No
Please
Thank you
You are welcome
I am sorry
I am sorry

So long
See you tomorrow
Good bye
Have a nice day
.


* Além das saudações acima temos formas mais informais de falar "oi": Hallihallo, hi, Tag. As formas de cumprimentar alguém variam do lugar da Alemanha que está, ou se está na Suiça ou Áustria.


** Não há equivalente para boa tarde (good afternoon) em alemão. Os alemães costumam usar Guten Tag das 10 às 18 horas, Guten Morgen até as 10 da manhã e guten Abend após as 18 horas.


*** O Gute Nacht (boa noite) é equivalente ao good night inglês, que é dito quando você está indo embora a noite. O Guten Abend (good evening) é dito quando você cumprimenta alguém quando chega.



Verbo Sein (ser / estar)

ich bin
du bist (Sie* sind)
Er ist
sie ist
es ist
wir sind
Ihr seid (Sie * sind)
sie sind
Eu sou / estou
Tu és / estás
Ele é / está
Ela é / está
Ele / Ela é / está
Nós somos / estamos
Vós sois / estais
Eles são / estão
I am
You are
He is
She is
It is
We are
You are
They are
.

* 'Sie' é a maneira formal de falar 'você' ou vocês (o 'S' é maiúsculo).


Para fazer perguntas em alemão só seguir o mesmo esquema do inglês que é o de inverter o verbo com o pronome, exemplo:

Du bist schön
Bist du schön ?

Sie ist hier
Ist sie hier ?
Você é bonita
Você é bonita ?

Ela está aqui
Ela está aqui ?
You are beautiful
Are you beatiful ?

She is here
Is she here ?
.

Bis Bald o/

Nenhum comentário: