terça-feira, 21 de dezembro de 2010

HTML I - Introdução


Como parte do meu plano de estudo para as férias, vou tentar melhorar em web design e quem sabe mais para frente conseguir ser um webmaster =D

A caminhada é longa, árdua e exige várias horas na frente do Dreamweaver e outras ferramentas de edição. São vários obstáculos: jogar video game, ver seriado, sair para tomar uma breja, sair para conversar com os amigos (e tomar uma breja), namorar (e tomar uma breja), ir para um show de rock ou metal (e tomar uma breja) trabalhar (e tomar uma breja ... é ... nesse caso não pode hehe).

Enfim, segue um resumão das coisas que estudei estes tempos atrás e vou adicionar com coisas novas =D

Eu segui o w3schools para desenvolver este tutorial, então se algo estiver errado a culpa não é minha _ ao menos que eu tenha entendido algo errado, e isso é mais provável =D


HTML, was ist HTML ??

HyperText Markup Language é o que significa HTML. Isso não nos diz muita coisa, não é mesmo ? Então nos importa apenas saber que HTML é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web, e que podem ser interpretadas por navegadores de internet, tais como: Firefox, Chrome, Opera, Safari, o antigo Netscape e até o Internet Explorer (sim, ele é um web browser).

Existem alguns termos utilizados neste mundo web, eu poderia descrever um por um aqui, mas não vou fazer isso porque simplesmente estou com preguiça, sendo assim, este link aí é do DicWeb, só buscar o que você quer saber por ordem alfabética.

Palavras que eu indico a serem pesquisadas:  Web page, home page, site, URL, webdesigner, webmaster, web 2.0, www (world wide web),  intranet, IP, DNS, acesso remoto, cookies, servidor.


Tags (etiquetas)

O HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação. Ela é interpretada pelos navegadores através da tags (etiquetas).

Tags são palavras-chave cercadas pelos símbolos maior que e menor que (parênteses angulares, chevron)  que normalmente vem em pares onde uma inicia e a outra finaliza a tag.
 Texto qualquer  


Eu sou muito bonito e mentiroso

O texto acima, em html é escrito dessa forma:
Eu sou muito bonito e mentiroso


Neste caso usei as tags <b> e <i> onde a primeira deixou a palavra bonito em negrito e a segunda deixou a palavra mentiroso em itálico.

Uma tag é formada de atributos e valores que modificam a formatação padrão do comando.
texto
p -> tag parágrafo; align -> atributo para alinhar o texto no parágrafo; center, right, left ou justify -> valores para o alinhamento (centro, direita, esquerda, justificado).

Basicamente o HTML é isso, um documento cheio de etiquetas de formatação onde podem também ser inseridas imagens, videos, sons e diversas formatações de texto além do posicionamento destes elementos no documento (que é o que mais se gasta tempo nas linguagens web).

Estrutura Básica do HTML





 <html > </html>
Delimita início e fim do código HTML.

<head> </head>
Delimita cabeçalho de programação de uma página HTML.

 <title> </title>
Texto na barra de título do navegador. Tem que ficar dentro do cabeçalho <head>

<body> </body>
Corpo do documento, onde vão todos os elementos a serem exibidos na página.




















Começando ...

Como eu crio um documento HTML ??

Simples.
Abra um bloco de notas (notepad) e salve como extensão .html (Primeiro.html por exemplo) e depois só abrir em um navegador.

Se quiser um notepad mais incrementado, pode usar o Notepad++, só BaixarAki.

Tem também o Adobe DreamWeaver ou o Microsoft FrontPage que são ferramentas profissionais para criação de sites. Estas duas não são Free, então ... vai ter que se virar um pouco para conseguir.

Eu uso o dreamweaver CS3 e o CS4 e não posso reclamar o/

Próximos posts de HTML vou ver o que faço ainda hehe, tem muita coisa para passar, é difícil resumir tanta coisa em poucos posts.

See ya next post
[]s

Nenhum comentário: