sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Piracicaba Under Water


Notícia da falha.com folha.com do dia 15 de janeiro:

O rio Piracicaba, em Piracicaba (160 km de São Paulo), voltou a subir na tarde de sexta-feira (14). O aumento da vazão fez com que a água retornasse dos bueiros e provocasse alagamento na rua do Porto e na estrada do Bongue.

De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio está com 5,80 m na manhã deste sábado, 1,80 m acima do normal. A cidade amanheceu alagada, mas a situação é considerada estável.

O rio Piracicaba é formado pelos rios Jaguari, Camanducaia e Atibaia, que transbordaram nos últimos dias, causando vários danos aos moradores de Campinas, cidade da região.

Na sexta-feira, pelo menos sete famílias deixaram suas casas devido às inundações e proprietários de restaurantes retiraram os móveis do local.

Segundo a Prefeitura de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde mantém, nas áreas alagadas, equipes de servidores que orientam os moradores sobre limpeza e desinfecção em suas residências. O objetivo é, entre outros, evitar a leptospirose. Além de conversar com os agentes, todos recebem folhetos com orientações sobre o assunto.

Neste link

Nota do blogueiro: Estive lá e não vi folhetos.

Seguem as fotos do dia 15 de janeiro, o rio estava alto mesmo O.O

















terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Salto


Salto foi fundada em 16 de junho de 1698 depois da fundação da capela (ohhh) do sítio Cachoeira, que hoje fica a matriz nossa senhora do Monte Serrat, terminada em 1936.

Salto se tornou um pequeno polo tecelão a partir de 1870, antes era um amontoado de sítios que foi ganhando importância com o plantio do café, quando ainda pertencia a cidade de Itu. Em 1889 Salto é emancipada e em 1907 é alcança a categoria de cidade.

Conta com uma população de 105.569 habitantes (saltenses) e área de 134,258 km². É cortada pelos rios Jundiaí e Tietê.

Distância até a capital de 116 km.

Tietê, que em tupi significa caudal ou volumoso, nasce em Salesópolis na serra do mar (1.120 metros de altitude, 22km distante do mar) e vai em direção ao interior do estado desaguando no lago da barragem do Jupiá, no rio Paraná.
Falando em tupi-guarani, o nome da cidade de Itu significa: Y: água + TU: queda = queda d'agua, salto, cachoeira. E isso também deu o nome a Salto, que antes chamava-se Salto de Itu. Uma espécie de pleonasmo bilíngue, é como se você tivesse um "cachorro dog" um "gato cat" ou um "ornitorrinco platypus"  por exemplo.

Aqui para ver mais nomes de cidade em tupi-guarani e aqui falando sobre o rio Tietê.

No mesmo dia que estive em Itu dei um pulo em Salto (piadinha ruim sô hauhauhua), e fiquei só no começo da cidade, mas infelizmente nem cheguei a entrar no memorial, por isso só tenho fotos da entrada, fica para outro dia as fotos do restante da cidade.

Assim como em Itu, Salto tem MUITAS igrejas... e não só isso, tem atrações como o Complexo da Cachoeira,  Memorial do Rio Tietê, Ilha dos Amores, Rocha Moutonnée e outros.

Wiki
IBGE
Prefeitura
Turismo







segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Itu


Itu é conhecida como a Cidade dos Exageros, e é considerada uma estância turística (ganha mais dinheiro do governo do Estado para investir no turismo e ainda pode carregar o nome Estância Turística).

A cidade conta com uma população de aproximadamente 154.200 habitantes (IBGE/2010), uma área de 639,981 km².

Distância até a capital de 102 Km

A historia da cidade é como a da maioria das cidades do estado: uma galera ganha uma sesmaria, que divide em mais sesmarias, aí alguém constrói uma capela. No caso de Itu é uma capela para nossa senhora da Candelária em 1610. Como o dia da santa é 02 de fevereiro, então esta data foi adotada como dia do aniversário.

Em 1842 tornou-se cidade. E não era qualquer cidade, era a mais rica da província de São Paulo com forte participação política e econômica graças ao plantio da cana-de-açucar (até 1860) e depois do café (até 1935).

Depois disso Itu ficou sem espaço para crescer e começou a perder mercado para outras cidades. Após 1950, indústrias começaram a instalar-se na cidade, com número maior após a construção da rodovia Castelo Branco.

Estive na cidade em 19 de dezembro de 2010 e fiquei mais no centro, vi que tinham MUITAS igrejas e casas antigas em bom estado. Na praça principal tem o orelhãozão grandão, o semaforozão grandão e um telefonezão grandão. Tem até o menino de Itu, que é um sujeito beeem alto !! Ao redor da praça tem várias lojas e algumas delas vendem produtos exagerados, como lápis, camisinha (sério), entre outros.

Eu achei a cidade bonita, limpa, organizada, digna de ser uma estância. Mas (sempre tem um 'mas'), a fama que a cidade tem de ter coisas exageradas resume-se apenas a esta praça que falei. E só. Então não é a cidade do exagero, mas a cidade que tem uma praça com coisas exageradas. Confesso que fiquei decepcionado =/

O humorista Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, foi quem deu fama a cidade de "onde tudo é grande". Aqui, um pouco sobre a vida deste artista.

Wiki
Prefeitura
IBGE
Turismo








quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

HTML - Referências e HTML5


Passei o basicão do html nos primeiros posts, neste, neste e neste aqui.

Antes de prosseguir gostaria de passar algumas referências na web para desenvolvimento de sites. Serve para mim também claro =D

W3Schools - Tutorial HTML (em inglês)

HTML.net

Apostilando - HTML

Guanabara.info - Curso HTML ou no Youtube

About.com - 8 Cheap and Easy Ways to Learn HTML  (em inglês)

Ou digite na busca do google: curso, tutorial, aprender, html, gratuito, gratis, de graça, sem pagar nada, for free.

HTML5

Nesta semana saiu  o logo do html5, veja >aqui no site do W3C. Para saber mais sobre, acesse o site W3C.br, aqui veja a documentação do html5 e neste link do W3C Schools, para aprender sobre o html5.

Algumas tags que caíram em desuso, ou que eram mal utilizadas, foram retiradas da estrutura e outras novas foram colocadas. Nem todos os navegadores suportam algumas das novas tags, então por isso fica difícil dizer qual é o momento exato de fazer o seu site usando o html5. Mas uma coisa é fato, aprender o quanto antes é melhor, daí só esperar o mercado se atualizar e você estará preparado o/

Aqui da para saber o que alguns navegadores suportam do html5.

Este artigo (de 2009) do site Infowester fala sobre o html5.

[]s.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

HTML III - Atributos e Valores

Atributos

Os atributos servem para adicionar mais conteúdo as tags HTML.

Os atributos são especificados na tag inicial, e os valores são seguidos de = (igual) e ficam entre " " (aspas duplas).

Estrutura:  

Exemplo1:  Link do Blog 

Exemplo2:  Link do Blog 

No exemplo 1 criamos um link para o meu blog. A tag é a letra 'a', o atributo é o 'href' e o valor é o link do blog.

No exemplo 2, a tag 'a' tem dois atributos: href e target. O 'target' diz aonde este link será aberto e seu valor 'blank' faz com que ele seja aberto em uma nova janela ou aba do navegador.

Para saber quais atributos podem ser atribuídos a uma tag e quais valores estas tags podem assumir, só olhar aqui no W3Schools, que há uma lista com todas as tags, e dentro de cada uma as listas de atributos.

Antes que eu esqueça, é bom saber inglês OU usar o Google Chrome  OU senão quiser largar do seu Firefox, pode usar este add-on.


Neste exemplo acima, eu sem criatividade nenhuma fiz uma tabela <table> com uma linha <tr> e uma coluna <td>, mais três traços <hr />, usei uma palavra em negrito <b>, e a palavra google usei com link <a>. 


Valores


. Repare que a tabela tem 20% de comprimento (width) em relação ao documento. Já o traço vermelho e azul tem 50% em relação a tabela. Se o traço estivesse fora da tabela, seria 50% do comprimento do documento;

Pode-se colocar os valores sem ser em porcentagem. Algumas formas aceitas são: polegadas (in), pixels (px), milimetros (mm), centímetros (cm).

. Usei cores nas linhas, mas esqueça o que viu. Esta não é a forma aconselhada de inserir cores em um documento HTML _ quando souber o que é CSS vai entender a razão;

Mas já que falei de cores, este link tem todos os códigos da tabela de cores;

A forma usada de inserir cores é esta: #RRGGBB, onde Red, Green e Blue. Estes número são hexadecimais (base 16) e vão de 0 até F (0,1,2...9, A, B, C... F);

Este é o branco: #FFFFFF; este é o vermelho #FF0000; este é o verde #00FF00; este é o azul #0000FF e este é o preto #000000. As outras cores é só ir combinando.

. Cada atributo tem seus próprios valores e isso também tem que ser pesquisado. No Dreamweaver, ele sugere quais atributos podem ser adicionados na tag e quais os valores podem assumir os atributos.


Fuçar no link W3Schools é algo que aconselho muito. Eu só estou pincelando o assunto, tem muito mais coisas para se ver.

That's all folks o/