terça-feira, 23 de março de 2010

Desejo parte I

Meu segundo flashback falará sobre um assunto que me pegou de jeito naquele ano (2008). O desejo. Sim, eu pensei neste assunto durante um bom tempo _ não que eu não pense ainda hoje, mas hoje divido meu tempo com outras coisas.

O desejo como a grande força motora dos seres humanos. Ele está dividido em três partes a saber: Desejo, Pobreza de Espiríto (ou desejo parte II) e Ensaio (rascunho) de teoria filosófica (ou desejo parte III).

DESEJO

Do dicionário brasileiro Globo:
Desejar: v. tr. dir. Apetecer, querer, ambicionar; cobiçar; ter desejo de, ter gosto ou empenho em; tr. dir. e ind. exprimir sobre forma de votos, de cumprimentos (um desejo); intr. sentir aspirações vagas, indefinidas, do que não se possui ou goza; deixar a desejar: não satisfazer completamente.

Quando temos um desejo realizado, achamos então, a felicidade. Quando saímos frustrados, temos então o sofrimento.
É um ciclo bem simples, dá pra fazer um fluxograma disso:
Desejo --> realizado?
Se Sim --- > satisfação ---> felicidade
Senão ---> frustração ---> sofrimento

Comparo a busca da realização do desejo com o escalar de uma montanha, no momento da escalada sentimos prazer enorme, olhamos para o topo, e vemos que nossos esforços nos levam cada vez mais alto. Se por um acaso algo nos interrompe a escalada, ficamos triste, sofremos e a vontade de subir se perde aos poucos, choramos e descemos, um enorme vazio se cria, uma sensação de tempo perdido, de esforço inútil, de morte! Buscamos forças em qualquer outra coisa, algo que substitua nosso desejo frustrado. Se conseguimos chegar ao topo, temos uma experiência ímpar, algo surpreendente, a felicidade propriamente dita !
Agora imagine-se no topo da montanha, com o desejo realizado, a bela vista lá de cima, a alegria que está sentindo. Bom né! Porém, você não pode ficar o resto da vida gozando desta felicidade, não pode ficar plantado no topo de uma montanha, não pode viver esta realização por toda a eternidade. Por quê ? Porque simplesmente você vai ficar entediado, a ação do tempo vai fazer com que aquela conquista perca a força, uma nova necessidade vai te acometer, e você vai ter que sair daquela montanha e escalar uma outra!
É um ciclo interminável, um desejo sempre nos leva a outro, e outro e mais outro!
O ser humano é um ser insatisfaciente, ou seja, nunca fica satisfeito, sempre quer mais, e além disso muitos desejos não são realizados. Conclusão: Se a felicidade é a plena satisfação dos desejos, e muitos desejos não são realizados, e quando realizados perdem a força pela ação do tempo e das circunstâncias, logo, nunca seremos plenamente felizes!!!

A busca pelo desejo sempre nos leva a atividade, ao campo de batalha para conseguirmos o que almejamos, a paz de espiríto que é tão importante, fica restrita a consciência limpa, que seria atingir nossos objetivos sem desrespeitar aos outros e a nós mesmos. Por que a paz mesmo, a tranquilidade é algo improvável, sempre estamos em busca de algo, numa guerra constante com nós mesmos em busca de um sentido. Nunca teremos paz de fato.
Sofrer se torna algo tão necessário quanto ser feliz. São faces da mesma moeda. Não há busca sem essas duas realidades, não aceitar que o sofrimento é necessário é ignorância, não aceitar as frustrações é ignorância, não aprender com elas é perca de tempo, evitar o desejo é morte!
Viver sem querer desejar é ter uma existência vazia, escapar do sofrimento é inevitável, aprender a conviver nesse ciclo é meio caminho andado para sermos felizes, ou no caso, ocasionalmente felizes, porque felicidade em plenitude é de fato impossível.

Lutemos a ferro e fogo pelos nossos desejos, que cada queda sirva de lição para o reeguer, cada tropeço ajude-nos aprender a caminhar com confiança. A dor, o medo são forças que bem utilizadas nos fazem crescer, utilizar a fraqueza para fortalecer esse é um dos segredos!

"Felicidade ?
Que é a felicidade senão um breve sorriso de uma linda garota ?
Sentir-se amado, desejado por um único instante"

See ya folks =D

Nenhum comentário: