terça-feira, 23 de março de 2010

Desejo parte III



E por fim a parte III, que foi postada dia 26 de abril de 2008

A imagem acima eu decidi colocar agora, adoro fotos do gelo _ apesar de não ser um fã das época frias, mas pelo menos a vista é bonita.

Ensaio (rascunho) de teoria filosófica (ou desejo parte III )

Olá pessoas!!!
Realmente esse assunto de desejo me pegou de jeito. Depois do primeiro dia que ouvi a respeito tive umas viagens bem loucas sobre, não parei de pensar no assunto, e a cada segundo que passa uma nova idéia se formula na minha mente ávida por conhecimento.

Do simples fato de imaginar que somos seres guiados por desejos, e que satisfeitos geram alegria, e que não realizados geram frustração, eu já fiz uma ligação com algo muito citado pelas pessoas em geral, que são os tais dos sete pecados, que por sua vez são contrário às sete virtudes:

Caridade --- Inveja
Paciência --- Ira!
Humildade --- Soberba
Temperança --- Gula
Generosidade --- Avareza
Diligência --- Preguiça
Castidade --- luxúria

Ok Ricardo e qual a ligação de tudo isso ?
O D-E-S-E-J-O !!!!
Sim, o desejo é a chave que une esses 14 vícios do ser humano!!

Todos os vícios acima são interligados por várias formas de desejo diferentes, seja pelo excesso do desejo (luxúria, gula) , acúmulo de bens para realizar desejos (avareza) , falta de desejos úteis (preguiça) , parasitar desejos (inveja), exaltação exagerada da frustração (ira), desejo de auto-suficiência, desejar ser maior que todos (soberba). Desejo de reprimir os desejos naturais do ser vivo, auto-controle (castidade, temperança), desejo de ser bem visto pela sociedade e por alguma entidade divina (caridade, generosidade), desejo de paz, serenidade interior (paciência), desejo de ação, atitudes construtivas, luta contra o ócio (diligência), desejo de mostrar fraqueza, mostrar ser inferior, pobre, submisso (humildade).

Mas por que chamar as virtudes e pecados de vícios ?
Vamos recorrer ao pai-dos-burros:

vício: s. f. Defeito (físico ou moral); imperfeição; deformidade; deformidade; erro; disposição; tendência habitual para o mal; mau hábito inveterado: vício da embriaguez; costume condenável ou censurável; desmoralização; libertinagem.

O desejo é algo inerente ao ser vivo, todo o mundo foi construído por desejos, por necessidades, conter, assassinar desejos é frustrar o ser. Tudo que torna o ser vivo fraco é vício, mostrá-lo que ele não pode fazer por causa de algo invisível.
Os sete pecados em si são vícios, porém a virtude em excesso também é um vício, é a tal da anti-natureza, não existe ser que ache felicidade em ser tão virtuoso. Uma frase comumente ouvida "quem é bonzinho só se ferra", claro que sim! Nenhum ser vivo é virtuoso o suficiente, todo mundo carrega em si uma certa maldade, um certo distúrbio que prejudica aos demais, somos imperfeitos, seres viciados. Os 14 vícios estão em todos nós de alguma forma, pouco ou muito manisfestado, carregamos a essência de bondade e maldade.
Depende de como lidamos com os desejos.

Outro fator importante, é o fator transformação.
A cada instante de nossas vidas somos influenciados, por amigos, família, livros, mídia. Somos uma bela soma de influências e experiências, a cada novo instante temos uma nova idéia, um baú de quinquilharias é jogado fora de nossas mentes e dá lugar a novos ideias. Não somos a mesma pessoa do nascer ao morrer _ ainda bem rs. Como dizem aquelas frases meio gays, levamos um pedacinho de cada ser que cruza nosso caminho, lógico, filtramos o que achamos ou não necessário, e levamos adiante. Idéias do que é ou parece ser certo são integradas e processadas, e assim moldam nosso jeito de agir.
O ser que é consciente de si mesmo, sabe que sempre precisa, sempre deve se transformar, é sim mais feliz, se adapta mais facilmente a vida, uma vez que o tempo é o verdadeiro deus, e ele não pára e nem espera por ninguém. Ou você se adapta a ele, ou sinto muito...
Uma vez que o tempo passa e nos transforma, ele também modifica nossas necessidades, nunca desejamos _ e nem devemos _ querer as mesmas coisas. Um vício novo aflora e diminui outro, um desejo novo vem e outro vai, um círculo altamente vicioso, e inexpugnável!

Talvez estas idéias estejam "verdes", mas minha mente está em constante atividade ociosa, digo, filosofica, e ainda vou conseguir me organizar melhor.
Até mais!!!


Nenhum comentário: