quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Águas de São Pedro




A cidade de Águas de São Pedro é a segunda menor cidade do páis (a menor é Santa Cruz de Minas-MG), e conta com uma área de 3,64 km2 ., uma "população" de 2600 habitantes. Tem o segundo melhor IDH do país _ perde apenas para São Caetano (dados de 2000), mas no IFDM, fica na posição de 1896 nacional e 599 estadual (dados de 2006). Estes índices tem considerações diferentes, por isso esta queda tão brusca.

IFDM vs IDH

Se for verificar o que é IDH, veja também o que é o GINI.

Segue uma foto (que não fui eu que tirei) do mapa da cidade:


A cidade de Águas só faz fronteira com São Pedro, até porque está completamente cercada por ela. As duas últimas fotos deste post correm um sério risco de serem áreas de São Pedro, e não de Águas. Não seria exagero dizer que a cidade é quase uma vila de São Pedro.

Estive na cidade no mesmo dia em que fui para São Pedro, em 11 de setembro.

Naquele trenzinho fui em outra oportunidade, havia um narrador ou guia, e ele disse que a cidade tem o menor índice de criminalidade do páis: 0 presos. A cadeia de lá não tem ninguém... se bobear nem o guarda lol.

Distância até a capital é de 169Km.

Um pouco da história da cidade de Águas: Na década de 1920, quando o governador do estado de São Paulo, Júlio Prestes realizou pesquisas para a prospecção de petróleo no município de São Pedro. As pesquisas não tiveram sucesso em encontrar petróleo e os poços acabaram sendo abandonados e só foram aproveitados em 1934, por Ângelo Franzin, donos das terras perfuradas, construiu um balneário simples, onde se banhava. A água tinha um odor ruim. Um ano depois um grupo de pessoas da cidade comprou um lote de 100 mil m² ao redor da fonte da juventude onde construíram um balneário.

Durante quatro anos o Instituto de Pesquisas Tecnlógicas da USP, realizou análises nas águas. Em 1940 os resultados foram publicados e as águas foram consideradas adequadas para o banho e suas propriedades medicinais estudadas pelo professor João de Aguiar Pupo, então Diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Em 1948, na divisão administrativa do Estado de São Paulo, fixada para o período de 1948/1953, foi criado o município com território desmembrado de São Pedro. Ah, quem nasce em Águas de São Pedro, é água-pedrense.

Atrativos da Cidade
Site da Prefeitura
Wiki
IBGE


Nenhum comentário: