segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Elk Cloner, Fred Cohen e o vírus Brain

Agora entrando no assunto vírus, na minha monografia eu propus falar primeiramente sobre os vírus biológicos, para chegar em uma analogia dos vírus de computadores.

Von Neumann, já há muito havia falado sobre programas auto-replicantes, até que em 1982 Richard Skrenta elabora o primeiro código malicioso para o Aplle II, o Elk Cloner. Esta brincadeira de Rich simplesmente mostrava na tela o poema (abaixo) a cada 50 vezes que o computador fosse ligado.


O "vírus" Elk Cloner (1982)

Apesar do que o poema sugere, o código não faz nada de mau. O esquema de infecção era bem simples, Rich o fez em seu computador, passou para um disquete _ na época tinha quer ter o disquete para dar boot na máquina _ quando o computador lia o disquete, o código ia para a máquina do usuário, e quando um novo disquete era colocado, o código ia para o novo disquete. Então conforme os disquetes fossem repassados, as máquinas iam sendo infectadas.

Pelo que tenho lido (aha, aqui não preciso referenciar huhauhahuauh), o termo vírus foi usado em 1984, após os estudos de Fred Cohen, que desenvolveu um vírus para verificar falhas de segurança do computador . Descreveu belamente o que são os vírus:

"a program that can 'infect' other programs by modifying them to include a ... version of itself"

Com o resultados satisfatórios nos testes, criou-se uma preocupação sobre o que mais poderiam causar os vírus e outros testes foram banidos _ ninguém queria pagar para ver. Em seu projeto Cohen profetizou:

"they can spread through computer networks in the same way as they spread through computers, and thus present a widespread and fairly immediate threat to many current systems."

E finalmente em janeiro de 1986, surge o vírus Brain, que assim como o Elk Cloner, infectava o setor de boot. Também não fazia nada de mau, apenas exibia uma mensagem na tela. Foi desenvolvido por dois irmãos paquistaneses Amjad e Basit Farooq Alvi _ que depois se arrependeram de terem deixado o telefone deles no código ...


O vírus Brain (1986)

Os dois irmãos não queriam prejudicar ninguém, apenas queriam monitorar a distribuição de softwares desenvolvidos por eles para um apple II, que estavam sendo pirateados, mas quando este software foi portado para o IBM-PC (que tinha o DOS) tornou-se um vírus.

O Brain foi o primeiro a ser reconhecido como vírus pela mídia.

No próximo post falarei sobre os vírus da primeira geração: Boot e arquivos .exe e .com


Referências:

Elk Cloner, apenas uma brincadeira
Sydney Morning Herald

Primeira menção do termo vírus
Scientific American
BBC News

Brain
F-Secure
BBC News

Nenhum comentário: