Von Neumann, já há muito havia falado sobre programas auto-replicantes, até que em 1982 Richard Skrenta elabora o primeiro código malicioso para o Aplle II, o Elk Cloner. Esta brincadeira de Rich simplesmente mostrava na tela o poema (abaixo) a cada 50 vezes que o computador fosse ligado.
Apesar do que o poema sugere, o código não faz nada de mau. O esquema de infecção era bem simples, Rich o fez em seu computador, passou para um disquete _ na época tinha quer ter o disquete para dar boot na máquina _ quando o computador lia o disquete, o código ia para a máquina do usuário, e quando um novo disquete era colocado, o código ia para o novo disquete. Então conforme os disquetes fossem repassados, as máquinas iam sendo infectadas.
Pelo que tenho lido (aha, aqui não preciso referenciar huhauhahuauh), o termo vírus foi usado em 1984, após os estudos de Fred Cohen, que desenvolveu um vírus para verificar falhas de segurança do computador . Descreveu belamente o que são os vírus:
"a program that can 'infect' other programs by modifying them to include a ... version of itself"
Com o resultados satisfatórios nos testes, criou-se uma preocupação sobre o que mais poderiam causar os vírus e outros testes foram banidos _ ninguém queria pagar para ver. Em seu projeto Cohen profetizou:
"they can spread through computer networks in the same way as they spread through computers, and thus present a widespread and fairly immediate threat to many current systems."
E finalmente em janeiro de 1986, surge o vírus Brain, que assim como o Elk Cloner, infectava o setor de boot. Também não fazia nada de mau, apenas exibia uma mensagem na tela. Foi desenvolvido por dois irmãos paquistaneses Amjad e Basit Farooq Alvi _ que depois se arrependeram de terem deixado o telefone deles no código ...
Os dois irmãos não queriam prejudicar ninguém, apenas queriam monitorar a distribuição de softwares desenvolvidos por eles para um apple II, que estavam sendo pirateados, mas quando este software foi portado para o IBM-PC (que tinha o DOS) tornou-se um vírus.
O Brain foi o primeiro a ser reconhecido como vírus pela mídia.
No próximo post falarei sobre os vírus da primeira geração: Boot e arquivos .exe e .com
Referências:
Elk Cloner, apenas uma brincadeira
Sydney Morning Herald
Primeira menção do termo vírus
Scientific American
BBC News
Brain
F-Secure
BBC News
Nenhum comentário:
Postar um comentário