domingo, 26 de setembro de 2010

A Pecuária e o Efeito Estufa. Barba. Pergunta.

Notas mentais dessa semana.

Eu havia pedido para alguns colegas de vida real ou de msn que me falassem algo para postar, mas os temas que eles passaram foram tão legais, que creio que mereçam um dedicado apenas para o assunto.


nota número um


A nota número um é para estes videos que vi essa semana

Meat the Truth - Uma Verdade Mais que Inconveniente, da excelente Marianne Thiemer que faz parte do primeiro partido do mundo a favor dos animais. Em que país ? na Holanda claro !

O video mostra que o principal causador do efeito estufa é a pecuária, com 18 % !!! Graças ao gás metano emitido pelas vacas _ sim, peido e arroto de vaca _ e também pelas grandes áreas devastadas para a plantação.

Plantação Ricardo ?? sim, plantação ué ! Acham que os animais se alimentam do que ??

Haha, acham que eles ficam lá no pasto, lindos comendo grama com aquela paciênciaaaaa. ?

De forma alguma, falo de "criadores" industriais, aqueles que amontoam todos os animais, e dão-lhes rações, soja (onde o Brasil é o maior produtor do mundo). É isso mesmo, gastamos hectares e hectares para alimentar, nossos alimentos !

Então temos o metano, mais as queimadas das florestas, além de que as florestas absorvem o gás carbônico, ou seja, quando se queima uma árvore, temos dois prejuízos.

O segundo é este, Earthlings (Terráqueos), com narração de Joaquin Phoenix.

O tema central é o especismo, que seria a discriminação a outras espécies. Mostra o sofrimento dos animais, e onde vem muito do que eles "nos provem": estimação, alimentação, roupas, entretenimento e pesquisas científicas.

Tem cenas marcantes, então quem tiver estômago fraco não aconselho a ver. Quem for apenas masoquista, também não veja, não incentivo ninguém a ter prazer através do sofrimento alheio, ou seja, se você assistiu Paixão de Cristo (por mais de 15 minutos), do Mel Gibson, você é masoquista.

O primeiro video nos dá informações para evitar o consumo de carne, afim de que possamos diminuir os impactos do efeito estufa. O segundo apela um pouco mais às emoções, que se você não liga para o Greenhouse Effect, então pelo menos pense no sofrimento dos animais.

Tem estes documentários brasileiros: A Carne é Fraca e Não Matarás

Idéia: Poderiam fazer um video apelando à religiosidade das pessoas, para que protejam os animais. Mas tem um porém... vão ter que caçar muito nos livros "sagrados" qualquer passagem que os protejam, uma vez que eles apenas são usados como sacrifícios ou como propriedade dos homens (homens mesmo, sexo masculino).

Conheça a Meatrix !


nota número dois

A nota dois é para esta reportagem que saiu na internet: Bradesco é condenado em R$ 100 mil por proibir barba.

O banco alegou que a barba piora a aparência e afeta no desempenho profissional.

LOL

O cara que fez a denúncia, só a fez porque o barbear diário criava erupções no rosto dele. O juiz para argumentar usou Darwin, Lula e o suposto jesus de nazaré, como exemplos de personalidades que usam barba _ ele esqueceu-se do Steve Jobs !

A parte que quero destacar, é que pelo jeito existe um perfil físico para alguém ser bem sucedido:

Pele branca, cabelo curto (se for enrolado, mais curto) , sem barba, magro, altura mediana ou maior _ esquecendo o critério dos cabelos e da barba, se for homem, melhor.

Se a genética não te oferece alguns ou nenhum destes recursos, cabe passar por cima destas "barreiras" com muito trabalho, influências, esperteza e um currículo invejável. Porém, tome cuidado, se alguém com as caracteristicas acima for tão bom quanto você, corre sério risco de não ter um lugar ao sol.

Já pensou, perder uma vaga de emprego por causa de pêlos na face ? ou porque o botão da sua camisa fica um pouco estufado ? ou porque você tem descendência Tongolesa ? ou porque você é mulher ?

Precisamos apenas de uma coisa: que o banco prove por A + B, no que a aparência de alguém interfere nas funções que ela executa. Que piora a aparência á uma questão bem subjetiva, a estética é algo profundamente particular.


nota número três


Esta nota é só um questionamento.

Copa do mundo e Olimpíadas no Brasil... e aí, quanto vamos pagar por isso ?

[]s,
deste blogueiro.

Nenhum comentário: