sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Argumentum Ad Populum

Nova série em um dos blogs menos acessados do mundo. Logo, se é pouco acessado é por que é ruim. Certo ? Nãooo. Aha, peguei, isto é uma falácia !!

Pode-se dizer que dentro da lógica, a falácia é uma espécie de erro técnico, de raciocínio ou argumentação que torna o argumento inconsistente ou inválido.

Neste caso, não podemos afirmar que a qualidade de algo é alta ou baixa por causa de sua popularidade.

A popularidade e a qualidade não são coisas interligadas. Um video da internet pode ser o mais babaca do mundo, e pode ser muito visto _ e pode ser muito visto justamente porque é babaca. O BBB é uma porcaria de programa, e tem uma audiência bem alta.

Ou neste caso mais específico, que um blog é ruim porque poucas pessoas acessam.

Outra coisa que envolve o tal do clamor popular, são algumas opiniões sobre possíveis acontecimentos neste planeta. Sabe aquela coisa: a maioria acha que "x coisa" é verdade, então deve ser verdade... Não é bem assim, o fato de uma maioria achar verdade, ou não, sobre algo, não valida ou invalida nada.


Esta falácia é chamada de Argumentum ad populum.

Consiste quando um argumento é considerado verdadeiro ou falso, de acordo com o que a maioria acredita _ o chamado clamor popular.

Se a maioria acredita que A é verdadeiro, então A é verdadeiro.

Se a maioria acredita que B é falso, então B é falso.

Por isso saiam desta falácia, pensem por si mesmos. Ouça os outros sem problemas, mas avaliem, filtrem o que ouvem. Não sejam marionetes da mídia (adoro esta expressão aauhahuhuaa). Usem a p@#$%## do cérebro !!!!

Nenhum comentário: